Brasília Agora


COLUNAS

Fatos & Boatos

11 de agosto, 2023

Eletricista do Recanto das Emas é exemplo de mulher As mulheres ocupam cada vez mais espaços em profissões que, até pouco tempo atrás, eram dominados, […]

Fatos & Boatos
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Eletricista do Recanto das Emas é exemplo de mulher

As mulheres ocupam cada vez mais espaços em profissões que, até pouco tempo atrás, eram dominados, majoritariamente, por homens. Aos 44 anos, a brasilense Elaine Santos Guimarães, moradora do Recanto das Emas, carrega a responsabilidade de ser a primeira mulher, dentro das cinco distribuidoras da Neoenergia, a adquirir o treinamento e trabalhar com rede elétrica subterrânea, localizada abaixo do nível do solo.

Foto: divulgação

Senado aprova avaliação psicológica para renovar CNH

O Senado aprovou, nesta semana, o PL 98/2015 que prevê a realização de avaliação psicológica a todos os motoristas no ato da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para condutores comuns, esse exame só é feito quando a pessoa tira a CNH pela primeira vez, por volta dos 18 anos. Levantamento recente divulgado pela Ammetra mostrou que 90% dos sinistros em rodovias federais brasileiras em 2022 foram provocados por falhas humanas relacionadas à desatenção, imprudência e imperícia. Sei não, vai ter muita gente que vai ficar sem a CNH, partir da vigência da lei. Qualquer alternativa é válida para coibir as mortes no trânsito.

Foto: divulgação

Cerrado Cultural em Planaltina

A Mestra Martinha do Coco é a principal atração da nova edição do Cerrado Cultural. O projeto, que ocupa o Complexo Cultural Planaltina por 4 meses, levará, no próximo domingo, todos os encantos do coco da Mestra, que tem raízes no Nordeste e no Cerrado. Os anfitriões do festejo, o grupo Cerradims, também se apresentam no evento, em uma linda festa da nossa cultura popular, que se encerra com uma roda musical aberta à participação do público. Além das apresentações, o Cerrado Cultural também oferecerá a Oficina: Ritmo e Poesia no Samba de Coco, com Martinha do Coco e Cerradims. Tudo isso a partir das 16h do domingo, dia 13 de agosto, no Complexo Cultural Planaltina. Entrada franca e livre.

Foto: divulgação

Dia Nacional do Protetor de Animais

Na manhã da última quinta-feira (10/8), Dia Nacional do Protetor de Animais, o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema/DF), Gutemberg Gomes, participou do Fórum Nacional de Proteção Animal, realizado em um auditório do ICMBio, com objetivo de discutir o Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da proteção dos direitos dos animais, assim como para homenagear quem se dedica tanto a eles, seja resgatando, abrigando ou mesmo lutando contra o abandono e maus-tratos.

Qual o horário ideal para dormir?

Aquele seu amigo que vive dando palestra sobre as vantagens de acordar às 5h da manhã, provavelmente, vai responder que 21h já é hora de estar na cama. Mas, os pesquisadores de Harvard pensam diferente. Um estudo revelou que dormir entre as 22 e as 23 horas é o ideal pra ter um sono de qualidade e evitar doenças cardíacas. Foi constatado que, comparando com quem vai pra cama nesse horário, aqueles que dormiam à meia-noite poderiam ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Foto: divulgação

Ricardo Vale visita escolas de Sobradinho e destina verbas

O Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) destinou R$ 2 milhões para escolas públicas do DF. O anúncio foi feito durante uma agenda de visitas que o parlamentar cumpriu na Escola Classe 17, na Vila Rabelo, em Sobradinho II, além da Escola Classe 11 e do Centro Médio 02, em Sobradinho. O distrital ouviu as demandas dos diretores, conversou com professores, além de explicar para crianças e jovens um pouco da atuação parlamentar. “É gratificante trazer emendas para as escolas, que formam o nosso futuro. Eu venho da escola pública e sei como todo investimento faz diferença, garante equipamentos de educação física, materiais de laboratório, instrumentos pedagógicos essenciais”, destacou o deputado.

 

Zuleika Lopes
[email protected]