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Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) conta com R$ 22 milhões em investimentos e vai alcançar cerca de dez mil alunos
Apostar na tecnologia é um caminho sem volta, e para que mais pessoas tenham acesso e oportunidade nesta área, o Governo do Distrito Federal vai distribuir minicomputadores e material didático a cerca de dez mil alunos da rede pública.
A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (19) em seu gabinete, quando recebeu o titular da pasta, Leonardo Reisman, o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha e o deputado federal Fred Linhares.
“São dois produtos importantíssimos para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Primeiro, fruto de uma parceria com a Receita Federal, a quem já deixo o nosso agradecimento, pela [doação] dos BTVs falsos [TV Box], que foram apreendidos e serão transformados em minicomputadores e distribuídos aos nossos alunos da rede pública para que eles possam ter acesso a conteúdos de internet. O outro é um material didático, um projeto sobre inteligência artificial, para que também seja distribuído aos alunos e eles possam ter acesso a essa ferramenta do futuro”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Ainda segundo o chefe do Executivo, o GDF seguirá apostando nesta área e trabalha em um projeto de inteligência artificial para melhorar o atendimento nas secretarias de Saúde e de Educação, que serão divulgados posteriormente.
Os minicomputadores fazem parte do projeto Gamifica, enquanto o material didático compõe o Brasíl.IA, ambos conduzidos pela Secti e que, juntos, somam um investimento de R$ 22 milhões.
No caso do Gamifica, os alunos que já participam de cursos nas áreas de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos, vão receber os minicomputadores transformados a partir da apreensão de unidades de TV Box pela Receita Federal. “Será um computador básico, que dá acesso a programas, para os alunos se desenvolverem. Estamos transformando um produto fruto da ilegalidade e dando oportunidade a três mil crianças e adolescentes”, afirma Leonardo Reisman.
O material didático do Brasíl.IA tem sido distribuído junto em quatro estruturas móveis que percorrem todo o Distrito Federal para ensinar formação tecnológica com cursos de 60 horas em áreas de alta demanda, como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games.
“Se você pensar em IA você pensa em carreiras que são estruturadas agora, vagas que estão sendo criadas, são 30 mil vagas no DF abertas para o setor. E quando você pensa no setor dos games ai você vai ter outra explosão de crescimento, pois ele movimenta bilhões e é maior que o cinema, que a música. É um mundo próprio que atrai os jovens para um projeto de qualificação, e junta entretenimento e aprendizado”, acrescenta Reisman.
Citado pelo secretário, o setor de games tem um mercado global estimado em US$ 184,3 bilhões, e na América Latina tem o Brasil como maior expoente. O setor movimentou R$ 1,2 bilhão em 2022 no país, enquanto o Distrito Federal registrou um crescimento de 21% no número de empresas entre 2022 e 2023.
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