Brasília Agora


POLÍTICA

GDF promete enviar em julho PL que reajusta salário dos professores

28 de junho, 2023

A ausência do projeto de lei que selou acordo entre o Governo do Distrito Federal e o Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF) para encerrar […]

GDF promete enviar em julho PL que reajusta salário dos professores

A ausência do projeto de lei que selou acordo entre o Governo do Distrito Federal e o Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF) para encerrar a greve da categoria frustrou deputados distritais na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, nesta terça-feira (27). Havia a expectativa de que o projeto fosse enviado pelo Poder Executivo a tempo de ser votado antes do recesso, o que não ocorreu. Houve, no entanto compromisso do GDF de que a matéria será enviada em julho e votada no início de agosto.

“A categoria suspendeu a greve com o acordo assinado e está repondo aulas aos sábados. Os professores vão repor duas semanas de aula em julho e, lamentavelmente, o governo não encaminhou o projeto de lei”, reclamou o deputado Gabriel Magno (PT).

O deputado Fábio Félix (PSOL) também criticou a atitude do governo em relação aos professores. “Acompanhamentos de perto a greve de uma das mais maltratadas dentre as 33 carreiras do GDF. O ganho na greve foi mínimo e é uma falta de respeito com os professores a gente não estar votando esse projeto hoje”, disse.

Paula Belmonte (Cidadania) cobrou o governo pelo acordo firmado com os professores. “Houve compromisso na reunião de líderes de que o governo iria trazer o projeto antes do recesso. Os professores recuaram na greve e nós agradecemos que as aulas voltaram. A minha defesa é dos alunos e dos pais dos alunos, pois a greve traz um prejuízo à sociedade”, afirmou a deputada.

Compromisso

O líder do governo na Casa, deputado Robério Negreiros (MDB), anunciou aos colegas o compromisso do governo de que o projeto será enviado no mês que vem. “Não é um projeto simples, é um projeto complexo. O tempo foi muito exíguo. Mas como líder do governo, coloco o compromisso do GDF de protocolar o projeto no dia 10 de julho”, garantiu.