
Nova estratégia DF+ busca elevar competitividade do comércio e indústria no DF
DF+: impulsionando a produtividade do Distrito Federal

Medida ajuda impactados pelo tarifaço aplicado pelos Estados Unidos

Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Entrou em vigor nesta segunda-feira (8) as novas regras do Programa Brasil Soberano. Agora, um número maior de empresas poderá solicitar linhas de crédito do programa. O governo federal reduziu de 5% para 1% o percentual mínimo de impacto no faturamento exigido. As mudanças foram anunciadas na última semana, mas passaram a valer hoje.

Com a medida, empresas exportadoras e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos ou pelos impactos econômicos dos conflitos no Oriente Médio poderão acessar os financiamentos mesmo com perdas menores de receita.
Exportadores de bens industriais e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos (grupo 1);
Exportadores industriais e fornecedores com operações em países do Oriente Médio impactados pelos conflitos na região (grupo 3).
Para ter acesso ao crédito, as empresas desses grupos precisarão comprovar que as exportações representaram ao menos 1% do faturamento bruto no período de referência. Antes, o limite mínimo exigido era de 5%.
No caso do grupo 1, as perdas no faturamento deverão ser comparadas com os 12 meses de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025. Para o grupo 3, a apuração deve ser comparada com os 12 meses de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2025.
Aço;
Cobre;
Alumínio;
Automotivo;
Moveleiro.
A portaria não altera as regras do terceiro grupo do programa, formado por setores considerados estratégicos para a economia brasileira.
Entre eles estão:
Têxtil;
Químico;
Farmacêutico;
Automotivo;
Máquinas e equipamentos;
Eletrônicos e informática;
Borracha e plástico;
Equipamentos de transporte;
Minerais críticos.
As empresas dos grupos 1 e 3 poderão consultar a elegibilidade a partir desta quinta-feira (4), por meio da plataforma Gov.br, utilizando certificado digital.
Já as empresas do segundo grupo devem verificar se a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) está entre os contemplados pela regulamentação.
O Plano Brasil Soberano oferece financiamento para:
Capital de giro;
Produção destinada à exportação;
Aquisição de máquinas e equipamentos;
Ampliação da capacidade produtiva;
Inovação tecnológica;
Adaptação de produtos, serviços e processos.

DF+: impulsionando a produtividade do Distrito Federal

Caso não tenha o boleto, o contribuinte pode emitir a guia de pagamento no portal da Receita do DF

Ministro disse que não há espaço para discutir aumentos no período de transição e que não houve compromisso firmado entre Lula e Alcolumbre em jantar recente

Taxa de 15% vai ser aplicada sobre o polissilício, usado em painéis solares e semicondutores. Alíquota também vai incidir sobre produtos fabricado com a matéria-prima. Objetivo é estimular produção nacional
