Brasília Agora


CULTURA

Hierofante Cia de Teatro homenageia Patativa do Assaré no espetáculo “Ser Tão Celestial”

4 de setembro, 2023

A peça, realizada com recursos do FAC-DF, está com agendamento aberto e gratuito para escolas da Rede Pública Repentista, poeta popular, compositor e improvisador cearense, […]

Hierofante Cia de Teatro homenageia Patativa do Assaré no espetáculo “Ser Tão Celestial”
O espetáculo que homenageia Patativa do Assaré recebeu recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF - foto: Anderson dos Reis/Divulgação

A peça, realizada com recursos do FAC-DF, está com agendamento aberto e gratuito para escolas da Rede Pública

Repentista, poeta popular, compositor e improvisador cearense, o eterno Patativa do Assaré (1909-2002) vai ganhar as luzes da ribalta pelo Hierofante Cia de Teatro. A companhia fundada em Ceilândia que conta com 28 anos de estrada vai entrar em cartaz com o espetáculo Ser Tão Celestial, uma homenagem ao eterno multiartista nordestino. Em cena, um dos fundadores do Hierofante, Anderson Floriano. Direção de Wellington Abreu e dramaturgia de José Mapurunga.

E as escolas da Rede Pública do Distrito Federal já podem solicitar para receber o espetáculo gratuito em sua Instituição de Ensino. No total, serão realizadas 15 apresentações. Solicitação via WhatsApp (61) 99555-5288 ou pelo e-mail [email protected] com o Assunto: “Quero receber Ser Tão Celestial” em minha escola. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações: Instagram: @cia_de_teatro_hiero .

A produção que homenageia Patativa do Assaré e foi/é realizada com Recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF traz para cena uma brincadeira de bonecos durante um sonho. Socó (Anderson Floriano), um paladino do sertão, conta a história de sua vida e do que passou quando faleceu. Dentre as histórias, ele fala sobre o que encontrou no céu, sobre as pessoas que viu e, principalmente, do seu parente distante Patativa do Assaré. Ao encontrar o maior poeta popular brasileiro, se delicia com a contação de sua história na terra até quando chegou ao céu, suas “venturas”, tristezas e da comemoração de sua chegada no céu.

“Patativa do Assaré alçou o voo da poesia lançando seus versos ao ar. Ícone da tradição oral brasileira, pouco ou quase nunca escrevia, seus versos eram ditos e reditos, rememorados e entoados sem hesitação. Possuidor de uma memória e inspiração prodigiosas, Patativa cantou natureza, o amor, as mazelas da sociedade, da vida do sertanejo. E é lindo podermos fazer uma homenagem a este mestre e levar um pouco de sua história para as escolas do Distrito Federal”, comemora Anderson Floriano, coordenador geral e ator.

Em linguagem de cordel, o espetáculo pretende levar para o público um pouco da cultura popular brasileira arraigada de sonhos e valores dos contos e causos, de modo a promover uma viagem pelo espaço/tempo onde o real é invisível aos olhos e o imaginário é a certeza de viver imensamente. A peça nasceu em 2012 e volta agora em 2023 repaginada.

Sobre Patativa

Antônio Gonçalves da Silva, nome de batismo, nasceu na cidade de Assaré (CE) em 1909 em uma família pobre e desde moço cuidava da terra, era agricultor. Frequentou a escola por alguns meses apenas, mas sempre esteve em sintonia profunda com a natureza, a vida e as pessoas.

“Sem muita complicação, com algumas notas tiradas da viola, a poesia achou morada em sua alma e ficou, germinou. O espetáculo mergulha neste mundo onírico de Patativa”, ressalta Floriano.

Sobre o Hierofante

Com 28 anos de estrada, o Hierofante Cia. de teatro é uma entidade de estudo, pesquisa, montagem e apresentação de peças teatrais e cinema com sede em Brasília/DF. Desde 1995, o grupo vem se dedicando a realização de trabalhos com jovens por meio de oficinas, apresentação de espetáculos e produção de cinema no Distrito Federal, entorno, além da passagem por 15 estados brasileiros, pela África e pelos Estados Unidos a América.

Com espetáculos de responsabilidade social, a Cia. tem contribuído para a conscientização da população para a preservação do patrimônio público, preservação do meio ambiente e também para a prática do sexo seguro. Em 25 anos de atividades ininterruptas, O Hierofante cia. de teatro montou 25 trabalhos, recebeu 11 prêmios, tendo sido visto por aproximadamente 1. 000 000 (um milhão) de pessoas.

Ficha Técnica

Coordenação geral: Anderson Floriano
Dramaturgia: José Mapurunga
Direção: Wellington Abreu
Ator: Anderson Floriano
Fotografia e WebMaster: Anderson dos Reis
Social Media: Aleh Barbosa
Assistente de produção: Aleh Barbosa e Anderson dos Reis
Gestão administrativa: Anderson Floriano
Direção de Produção: Leonardo Ferreira
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Preparação corporal: Edimilson Braga
Realização: O Hierofante Companhia de Teatro

Serviço

Serviço: Espetáculo Ser Tão Celestial. Agendamento gratuito nas escolas: via WhatsApp (61) 99555-5288 ou pelo e-mail [email protected] com o Assunto: “Quero receber Ser Tão Celestial” em minha escola. Gratuito. Classificação indicativa: Livre. Mais informações: Instagram: @cia_de_teatro_hiero.