
Saiba como solicitar a regularização de uma área rural ocupada no DF
Processo pode ser iniciado por edital de chamamento público ou por requerimento individual

Região mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia completa 52 anos nesta segunda-feira (27) Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília. A RA aniversariante vai receber a primeira edição do projeto “Câmara nas Cidades” de 2023, entre os dias 29 e 30 de março. No último sábado (25), lideranças comunitárias participaram de oficina preparatória e elegeram 11 reivindicações a […]
Região mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia completa 52 anos nesta segunda-feira (27)

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.
A RA aniversariante vai receber a primeira edição do projeto “Câmara nas Cidades” de 2023, entre os dias 29 e 30 de março. No último sábado (25), lideranças comunitárias participaram de oficina preparatória e elegeram 11 reivindicações a serem priorizadas pelo Poder Público. As demandas serão apresentadas pelos próprios moradores durante as sessões da CLDF na cidade.
As duas primeiras demandas – debatidas e votadas por cerca de 40 mobilizadores sociais ceilandenses – dizem respeito a espaços de lazer e cultura. A construção de infraestrutura, como banheiros, bebedouros e guaritas para os vigilantes, no Parque do Setor O foi a reivindicação mais recorrente.

Foto: Elegis/CLDF
Na sequência, a demanda a ser priorizada é a conclusão do Centro Cultural de Ceilândia, destacadamente a construção do cine teatro. Ceilândia é uma cidade pulsante, multicultural e berço de nomes consagrados em várias áreas, a exemplo do cineasta Adirley Queirós, do DJ Jamaika (falecido na semana passada) e do grafiteiro Mikael Omik.
Os moradores que participaram da oficina preparatória para o “Câmara nas Cidades” apresentaram, ainda, outras reivindicações relativas a espaços de lazer: como a revitalização de equipamentos públicos para a prática de esportes, bem como a reforma da Praça dos Eucaliptos – o espaço onde será montada a estrutura do projeto de sessões itinerantes da Câmara Legislativa.
Reivindicações nas áreas de saúde, meio ambiente e infraestrutura urbana (drenagem de águas pluviais e asfaltamento) também foram elencadas pelas lideranças comunitárias da RA.
A oficina preparatória foi organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Legislativa (Elegis) e reuniu cerca de 40 representantes da comunidade, os quais foram mobilizados pela Administração Regional.
Conheça as principais demandas de Ceilândia:
1. Construir a infraestrutura do Parque do Setor O (banheiros, bebedouros, guarita dos vigilantes etc.);
2. Conclusão do Centro Cultural de Ceilândia (construção do cine teatro);
3. Continuidade do Serviço de Convivência do Cantinho do Girassol;
4. Revitalização do asfalto em toda a Ceilândia;
5. Revitalização do Rio Melchior;
6. Melhoria da rede pluvial e drenagem pluvial;
7. Revitalização do campo sintético da QNP 26 – P Sul;
8. Contratação de mais médicos para Ceilândia;
9. Reforma e revitalização da Praça dos Eucaliptos em todos os equipamentos;
10. Construção de creche no Condomínio Privê;
11. Cobertura da Quadra QNP 09 (CEF 25), Ginásio Boa Vizinhança.
Câmara nas Cidades
A estrutura do “Câmara nas Cidades” na Ceilândia será montada na Praça dos Eucaliptos, na QNM 14. Além das sessões externas, que começam às 15h, o projeto vai abrigar – durante toda a quarta (29) e a quinta-feira (30) – ações em parceria com diversos órgãos do Executivo e do Sistema S. Nos dois dias, a instalação vai sediar espaços de atendimento da Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria da Mulher e do Na Hora.
“As sessões que vão acontecer nas diferentes regiões administrativas do Distrito Federal desempenham o papel crucial de aproximar a população das atividades dos parlamentares, além de permitir aprimorar a eficácia dos mandatos”, destaca o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB).
A próxima edição do “Câmara nas Cidades” será na região administrativa de Varjão, nos dias 18 e 19 de abril.

Processo pode ser iniciado por edital de chamamento público ou por requerimento individual

Equipes estão preparadas para identificar doses indicadas a cada faixa etária, conforme diretrizes estabelecidas

Parque da Cidade, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, W3 Sul, Estrada Hotéis e Turismo e Guará II serão impactados

Auxílio de R$ 100 é pago a cada dois meses para a compra de botijão de gás de 13 quilos; seleção ocorre automaticamente por meio do Cadastro Único
