![Lula critica Ibama por falta de autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas: ‘É um lenga-lenga, parece órgão contra o governo’](https://brasiliaagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-redimensionada-20250212114357635.webp)
Lula critica Ibama por falta de autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas: ‘É um lenga-lenga, parece órgão contra o governo’
Presidente fala com rádio de Macapá, para onde viaja na quinta-feira
A turma inicial, de até 16 alunos, terá aulas presenciais de segunda-feira a sexta, das 9h às 18h, durante três meses
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) abriu, nesta terça-feira (dia 11), as inscrições para um curso de capacitação profissional gratuito, com bolsa-auxílio de R$ 1.400, voltado para a indústria offshore de petróleo e gás — que se refere à área de exploração e exportação desses recursos em áreas distantes da costa. A turma inicial, de até 16 alunos, terá aulas presenciais de segunda-feira a sexta, das 9h às 18h, durante três meses.
O programa “Offshore do Futuro”, realizado pela Universidade Corporativa (UnIBP), em parceria com Equinor e a SBM Offshore, terá carga horária de 353 horas e será dividido em quatro módulos: três teóricos, na sede do IBP, no Centro do Rio, e um prático no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), em Duque de Caxias.
Os alunos serão preparados para atuar no mercado de exploração de petróleo e gás no fundo do mar, com foco em aspectos técnicos, regulatórios e normativos, além de questões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.
O curso também inclui revisão de conceitos de Química, Física e Matemática, com avaliações individuais ao longo do programa.
A seleção dos candidatos será feita com base em um teste de conhecimentos, incluindo o domínio do inglês intermediário.
Os aprovados serão comunicados a partir de 22 de abril, com a classificação final divulgada em 30 de maio. As aulas têm início previsto para 16 de junho.
“Nossa expectativa é que os participantes não só se qualifiquem, mas também conquistem seu espaço no mercado”, afirmou Karen Cubas, gerente executiva da UnIBP.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da UnIBP (https://www.unibp.com.br/), até o dia 4 de abril.
Os requisitos incluem idade mínima de 18 anos, ensino técnico em áreas como mecânica, elétrica, química ou automação, e registro no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) de instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Presidente fala com rádio de Macapá, para onde viaja na quinta-feira
Resultado acumulado do ano é o quarto consecutivo com taxas positivas, o que acontece pela primeira vez na série histórica
Plenário vota recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra decisão de ministro
Mensagem também deve pedir modificação na previsão de despesas, após aprovação do pacote fiscal