Brasília Agora
Brasília Agora


ECONOMIA

Jogo do Tigrinho: quer se livrar das divulgações nas redes sociais? Saiba como combater contatos indesejados

20 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

O “Fortune Tiger” é considerado ilegal no Brasil, por se tratar de um jogo de azar

Jogo do Tigrinho: quer se livrar das divulgações nas redes sociais? Saiba como combater contatos indesejados
Jogo do Tigrinho: plataformas aliciam influencers e agora contam com bots — Foto: Reprodução

Seu perfil no Instagram foi invadido por solicitações e mensagens de divulgação do Jogo do Tigrinho? Você não está sozinho, e tem como, ao menos, mitigar esses contatos. Com a proliferação desses relatos nas redes sociais, nos últimos dias, o EXTRA buscou instruções com fontes em segurança digital.

O “Fortune Tiger”, conhecido como Jogo do Tigrinho, é considerado ilegal no Brasil, por se tratar de um jogo de azar, ou seja, em que o ganho ou a perda dependem exclusivamente da sorte. Divulgados por influenciadores digitais na sua chegada ao país, o jogo cobra uma taxa de participação e promete pagamentos a quem, num golpe de sorte, receber três figuras iguais na tela ao mesmo tempo. No entanto, muitos internautas já saíram em grande prejuízo nessa dinâmica.

Recentemente, os convites para jogar passaram a ser feitos por robôs.

— Estes relatos de usuários sendo contatados por perfis de jogos de aposta estão cada vez mais comuns. Os administradores desses perfis provavelmente utilizam fermentas para automatizar o envio de mensagens privadas, adicionando pessoas em grupos e marcando elas em publicações sobre esses jogos sem que elas desejem — explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Além de se tratar de um jogo ilegal, vale mencionar que muitas vezes os links enviados fazendo referência ao Jogo do Tigrinho, na verdade, são códigos maliciosos para roubo de dados das vítimas.

Como fugir do Tigrinho

As dicas são de Fábio Assolini, da Kaspersky; da Meta, grupo que reúne o Instagram e o Whatsapp; e de Bianca Orrico, psicóloga na SaferNet, ong que atua na promoção dos direitos humanos na Internet.

Para evitar cair nesses mailings de robôs, mantenha seu endereço de e-mail principal e número de telefone privados. Quanto menos informações suas forem públicas, menor a chance de cair nessas listas de disparo.

No Instagram, é recomendável manter o perfil privado. Verifique as configurações de mídias sociais e restrinja o máximo de informações de contato possíveis.

Caso opte por manter o perfil no Instagram público, uma forma de mitigar o problema é filtrar palavras-chave como “jogo do tigrinho”, “sorte”, “fortuna”, “dinheiro” para que contatos com estes nomes não consigam te acessar. Para isso, vá ao menu, acesse configurações e defina palavras-ocultas.

Fique sempre atento a novos seguidores, comentários e marcações, bloqueando perfis indesejados e denunciando como spam.

O Instagram também permite, nas configurações, definir que apenas seguidores possam te marcar em publicações, enviar mensagens ou comentar suas fotos, ajudando a evitar incômodos.

No WhatsApp, é possível ajustar as configurações para que somente pessoas da sua lista de contatos possam te adicionar em grupos de conversa, impedindo que desconhecidos te incluam indesejavelmente.

Caso já tenham te adicionado em algum grupo no Whatsapp, é possível denunciar o grupo e o número responsável por te adicionar. Ao fazer isso, a plataforma será notificada e tomará as medidas apropriadas, impedindo que o mesmo contato volte a te incluir em grupos.

O que diz a Meta

Além das dicas de combate às divulgações indesejadas do Jogo do Tigrinho, a Meta afirmou, em nota, que trabalha muito para limitar a disseminação de spam no Facebook e no Instagram. “Entendemos que esse tipo de conteúdo cria uma experiência negativa e prejudica a capacidade das pessoas de interagir de forma autêntica em suas comunidades e procuramos impedir que as pessoas se utilizem de forma abusiva de nossas plataformas”, garantiu a empresa.


BS20240620083016.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2024/06/jogo-do-tigrinho-quer-se-livrar-das-divulgacoes-nas-redes-sociais-saiba-como-combater-contatos-indesejados.ghtml