Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Leclerc vence em 1ª dobradinha da Ferrari desde 2019; Verstappen abandona

21 de março, 2022

Monegasco lidera de ponta a ponta, segura ataques do atual campeão mundial, vê rival abandonar a corrida no fim e Hamilton se garante no pódio […]

Leclerc vence em 1ª dobradinha da Ferrari desde 2019; Verstappen abandona
GP do Bahrein (Twitter)

Monegasco lidera de ponta a ponta, segura ataques do atual campeão mundial, vê rival abandonar a corrida no fim e Hamilton se garante no pódio na última volta

Charles Leclerc garantiu a primeira vitória na temporada da Fórmula 1 e a primeira dobradinha da Ferrari desde 2019, com Carlos Sainz garantindo a segunda posição. Lewis Hamilton completou o pódio e a RBR ficou sem pontos, após Verstappen abandonar a corrida a quatro voltas do fim e Sergio Perez na última.

É apenas a terceira vitória da carreira do piloto ferrarista. Leclerc também ficou com a melhor volta, anotando 26 pontos para abrir a temporada com a liderança do campeonato, pela primeira vez na carreira, seguido pelo companheiro de equipe Carlos Sainz. Hamilton é o terceiro.

Charles Leclerc com o troféu do GP do Bahrein — Foto: Peter J Fox/Getty Images

Charles Leclerc com o troféu do GP do Bahrein — Foto: Peter J Fox/Getty Images

Destaque também para a ótima corrida de Zhou Guanyu, estreando na F1 e anotando o primeiro ponto da carreira, para Kevin Magnussen na quinta posição e para o incrível desempenho dos motores da Ferrari, colocando três equipes (a própria Scuderia, Haas e Alfa Romeo) entre as quatro primeiras do campeonato de contrutores.

A disputa da Fórmula 1 é retomada já no próximo final de semana. No domingo, dia 27, os carros vão para a pista na disputa do GP da Arábia Saudita, em Jeddah, às 14h. Os treinos começam na sexta-feira, dia 25.

O RESULTADO

GP do Bahrein — Foto: Divulgação

GP do Bahrein — Foto: Divulgação

Os três primeiros

LECLERC: “Eu estou tão feliz. Fico me criticando. Os últimos dois anos foram muito difíceis para a equipe. Sabíamos que seria uma boa possibilidade para nós. Começamos da melhor maneira possível. Pole position, vitória, volta mais rápida e dobradinha”.

SAINZ: “Primeiro de tudo parabéns para o Charles e para a Ferrari. Estamos de volta. Uma dobradinha era aonde a gente queria estar. Foi um final de semana difícil para mim, não vou mentir. Agora tenho um dever de casa para fazer”.

HAMILTON: “Primeiro de tudo, parabéns para a Ferrari. Estou muito feliz em vê-los bem de novo. Foi um final de semana muito difícil, tivemos muitos problemas e esse foi o melhor resultado que pudemos alcançar. A equipe está trabalhando muito duro na fábrica, não é simples melhorar, mas eles estão trabalhando muito duro para isso”.

A corrida

Leclerc teve ótimo desempenho na largada, protegendo a primeira posição contra os ataques de Max Verstappen. Quem não se defendeu bem foi Sergio Perez, que foi ultrapassado por Hamilton e Magnussen na primeira curva.

Valtteri Bottas foi o pior na saída, perdendo oito posições, de sexto para 14º. O único incidente foi um toque entre Mick Schumacher e Esteban Ocon, mas ambos seguiram na pista sem mais problemas. Perez tratou de recuperar a 4ª posição logo depois da 10ª volta.

Os problemas da Mercedes nos treinos refletiram também na corrida. Hamilton foi o primeiro piloto a fazer o pit stop. O heptcampeão mundial trocou para os pneus duros, retornando na 12ª posição. Lewis ainda teve que fazer outras duas paradas ao longo da corrida por conta dos desgastes pela trepidação.

Max Verstappen e Charles Leclerc disputam a ponta no GP do Bahrein — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Max Verstappen e Charles Leclerc disputam a ponta no GP do Bahrein — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A RBR antecipou a parada de Verstappen para tentar o undercut e a estratégia quase funcionou. Leclerc parou na sequência e voltou menos de 1s na frente do holandês. Graças a isso, os dois rivais protagonizaram um duelo SENSACIONAL na pista.

Foram três voltas com o holandês e o monegasco trocando posições com manobras sensacionais dos dois jovens pilotos. No fim, Charles abriu e freou em cima da curva para fazer o X, forçando o erro do atual campeão mundial e abrindo mais de 1s logo depois para evitar a abertura da asa móvel.

A equipe austríaca tentou repetir a estratégia, mas a Ferrari foi mais eficiente na parada e colocou o monegasco na pista com a vantagem mais confortável para evitar os ataques do adversário.

Na pista, a diferença entre os dois melhores carros (Ferrari e RBR) e a Mercedes, atual campeã mundial de construtores, ficou clara. Em nenhum momento os dois carros da equipe alemã conseguiram ameaçar. Hamilton se manteve praticamente toda a corrida na quinta posição, seguido de perto por George Russell, o novo companheiro.

Quando parecia que Charles Leclerc caminhava para um vitória tranquila, o carro de Pierre Gasly teve um problema elétrico e entrou em chams, forçando a entrada do safety car na pista logo após Verstappen sair dos boxes com pneus macios. A equipe italiana reagiu rapidamente e conseguiu fazer a troca no carro de Leclerc, recolocando ele na pista ainda na liderança.

Lewis Hamilton na pista do Bahrein — Foto: Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton na pista do Bahrein — Foto: Lars Baron/Getty Images

A relargada foi de expectativa para o ataque de Max a Charles, mas o líder foi perfeito e rapidamente abriu vantagem. Com problemas no volante, Verstappen passou a sofrer com Carlos Sainz, tentando tomar a segunda posição.

A quatro voltas do fim, Carlos Sainz usou a asa móvel com eficiência e ultrapassou Super Max. Logo depois, o carro da RBR parou e o atual campeão mundial foi obrigado a abandonar a corrida.

Na última volta, Lewis Hamilton partiu para cima de Sergio Perez, que sob pressão cometeu um erro e rodou. Com isso, o heptacampeão mundial garantiu a terceira colocação e os dois carros da RBR saíram da corrida.

Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)