
BC aponta que programas do governo sustentam expansão de crédito com juros mais baixos, na contramão da Selic
Ata do Copom detalha decisão de baixar a Selic de 14% para 13,75% na semana passada e mantém em aberto próximos passos do ciclo
Frigoríficos brasileiros já esgotaram cota nacional para vender ao país asiático sem uma tarifa adicional de 55%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Uruguai cedeu ao Brasil parte da cota de exportação de carne bovina do país para a China, em meio ao esgotamento da cota nacional de embarques de frigoríficos brasileiros para o país asiático neste ano.
“Agradeci a autorização concedida ao Brasil para uso do excedente da cota uruguaia de exportação de carne bovina para a China”, disse Lula, em uma publicação no X.
Lula se encontrou com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, em Nova York. A reunião bilateral aconteceu no contexto da Assembleia Geral da ONU, que será realizada nesta terça-feira.
“Tratamos de temas da agenda bilateral, em especial infraestrutura e comércio agrícola”, escreveu Lula.
Em medida de proteção aos seus agricultores e produtores domésticos, no início de 2026 a China impôs cotas de importação de carne bovina. O Brasil, maior exportador de carne bovina no mundo, esgotou as 1,1 milhão de toneladas da cota. Volumes adicionais estão sujeitos a uma tarifa de 55%.
Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) afirmou que avalia a tratativa por novas cotas como “positiva”. No entanto, a entidade destacou que a ação terá efeito limitado sobre a exportação do produto ao país asiático.
“Neste momento, porém, um eventual aproveitamento do excedente da cota uruguaia teria efeito limitado em 2026, considerando o tempo necessário para negociação, embarque e trânsito da mercadoria até a China”, afirmou a Abiec em nota.
Isso acontece porque, a partir de novembro, as exportações enviadas à China já devem levar em conta as cotas de 2027, já que as embarcações levam de dois a três meses para chegar ao destino.
“Para 2027, a medida pode representar uma alternativa importante, especialmente diante da cota brasileira de 1,128 milhão de toneladas e do risco de seu esgotamento já nos primeiros meses do ano, caso se mantenha o atual ritmo de vendas”, acrescentou a Abiec.
BS20260921222556.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/09/21/lula-diz-que-uruguai-cedeu-ao-brasil-cota-de-exportacao-de-carne-bovina-para-china.ghtml

Ata do Copom detalha decisão de baixar a Selic de 14% para 13,75% na semana passada e mantém em aberto próximos passos do ciclo

Petrobras produz cimento asfáltico de petróleo com conteúdo renovável

Apostas podem ser feitas até às 20h

Comando da paralisação chegou a indicar posição favorável à estatal