
CPI: Ex-governador de MT acusa Master de coordenar fraudes em consignados
Senadores da bancada estadual questionaram as conclusões de Pedro Taques durante depoimento na CPI do Crime Organizado
VIAGEM é a 1ª para fora do país no ano, em um gesto para mostrar interesse do Brasil na relação com economias emergentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem viagem nesta semana para o Egito e a Etiópia, dois novos integrantes do Brics, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo.
O giro de Lula pela África é parte da estratégia do presidente de diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores. Lula também busca fortalecer alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul-sul (em referência ao sul global).
Neste ano, o presidente ainda não fez viagem internacional. Começar pela Á frica demonstra a importância que ele quer dar ao continente. No Egito, os destaques da agenda de Lula serão reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah K halil AlSisi,. Também está prevista uma visita do presidente à Liga dos Estados Árabes. Na Etiópia, Lula vai participar, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Lula chega ao Cairo, capital do Egito, na terça-feira (14). As reuniões com o presidente Abdul Fatah K halil Al-Sisi estão marcadas para o dia seguinte, quarta (15). De acordo com o Palácio do Itamaraty, o Brasil estreitou laços com o Egito durante as negociações para retirar brasileiros da região do conflito da faixa de Gaza. A saída passava necessariamente pelo território egípcio. O governo quer aproveitar o canal diplomático aberto para intensificar o diálogo com o país africano.
“O Egito é um ator importante na região. Esse diálogo se deu nos mais diversos níveis para conseguir a repatriação dos brasileiros. Essa circunstância tornou a relação ainda mais importante”, afirmou o embaixador Carlos Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, durante apresentação para jornalistas sobre a viagem de Lula.
A guerra entre Israel e o ama será um dos tópicos de
conversa do presidente Lula com Al-Sisi. Mas o Brasil também quer falar de relações comerciais. O Egito é visto como parceiro estratégico na África. “É um comércio forte e diversificado, especialmente nos produtos agrícolas”, afirmou o embaixador.
O governo brasileiro espera que o Egito aprove nos próximos meses novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina. Em 2023, o país africano diversificou as compras do Brasil e passou a importar peixes e derivados, carne de aves, algodão, gelatina e colágeno. Os governos de Brasil e Egito também deverão conversar sobre a criação de uma linha aérea ligando São Paulo e o Cairo.
No dia 16 de fevereiro, Lula chega à capital da Etiópia, Adis Abeba. A participação na Cúpula da União Africana está marcada para os dias 17 e 18. Na visão do Itamaraty, o convite feito a Lula demonstra reconhecimento do continente africano aos esforços do Brasil para construir pontes com a região. O Brasil apoiou tanto a entrada do Egito quanto a da Etiópia no Brics.
A relação com a Etiópia ainda não é tão desenvolvida, mas o governo brasileiro vê potencial para crescimento. “É também um País com o qual o Brasil pode desenvolver um comércio mais forte. É um País que tem tido um crescimento econômico forte e significativo e é um mercado importante. O Brasil pode se beneficiar tendo uma presença maior na Etiópia”, explicou o embaixador Carlos Duarte. (Do G1)

Senadores da bancada estadual questionaram as conclusões de Pedro Taques durante depoimento na CPI do Crime Organizado

Benefícios somados ao salário não cumprem teto constitucional

Outros projetos aprovados criam programa de fertilidade para pessoas em tratamento oncológico e política distrital de saúde integral para população negra

Os distritais que ocuparam a tribuna durante a sessão manifestaram apoio aos pleitos de recomposição salarial e reorganização das carreiras
