
Confira o que os astros revelam para esta quinta
Data estelar: Vênus e Saturno em conjunção.
339 romances foram habilitados a concorrer ao prêmio, 164 na categoria Melhor Romance do Ano e 175 como Melhor Romance de Estreia
Os 20 finalistas do 17º Prêmio São Paulo de Literatura foram divulgados nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial paulista. Realizado desde 2008 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o prêmio paga R$ 200 mil a cada um dos vencedores de duas categorias: Melhor Romance do Ano de 2023 e Melhor Romance de Estreante do Ano de 2023.
Na categoria dos veteranos, concorrem Marcelo Ferroni (“A febre”), que já venceu o prêmio em 2011, com “O método prático da guerrilha”, Socorro Acioli (“Oração para desaparecer”), Rogério Pereira (“Antes do Silêncio”) e Wagner Schwartz (“a nudez da cópia imperfeita”), entre outros.
Já a categoria dos estreantes inclui nomes como Elaine Marques (“Louças de família”), Hanaide Kalaigian (“Um amor de filha”), Liana Ferraz (“Um prefácio para Olívia Guerra”) e Airton Souza (“Outono de carne estranha”), que venceu o Prêmio Sesc de Literatura com esse mesmo romance. Em março, o então curador do Prêmio Sesc, Henrique Rodrigues, acusou a instituição de tentar boicotar a divulgação do livro, que é protagonizado por garimpeiros homossexuais.
Este ano, 339 romances foram habilitados a concorrer ao prêmio, 164 na categoria Melhor Romance do Ano de 2023 e 175 como Melhor Romance de Estreia de 2023. De acordo com o edital, a curadoria do concurso literário tem 30 dias, a partir desta segunda, para avaliar os romances finalistas.
No ano passado, Mariana Salomão Carraca levou o troféu de Melhor Romance de 2022 por “Se não fossem as sílabas do sábado” (Todavia) e Alexandre Alliatti, autor de “Tinta branca” (Patuá), arrematou o prêmio para estreantes.
A edição de 2022 do Prêmio São Paulo ficou marcada pela ausência da Companhia das Letras, maior editora do país. Devido a um “erro interno”, não foram enviados exemplares dos livros à Secretaria de Cultura, como exigia o regulamento. Consequentemente, todas as inscrições de autores da casa foram inabilitadas. Por sua vez, a editora dividiu R$ 200 mil (o valor do prêmio) entre todos os 28 autores impedidos de disputar o troféu.
Data estelar: Vênus e Saturno em conjunção.
Data estelar: Sol e Plutão em quadratura
Em entrevista, atriz fala sobre os motivos que a fazem querer continuar casada após quase 20 anos
Nesta terça-feira, os astros poderão influenciar cada signo de forma distinta, despertando emoções intensas, mudanças de humor ou oportunidades inesperadas.