BRASÍLIA

Medida implantada pelo GDF agiliza benefícios a mulheres sob risco de feminicídio

20 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Medida implantada pelo GDF estabelece o pronto encaminhamento para casa de acolhimento, atendimento psicológico e repasse de recursos para aluguel ou custeio de despesas

Uma medida que vai salvar vidas. Com o objetivo de ampliar a proteção à mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) lançou o Protege DF. A medida estabelece o atendimento e a concessão de benefícios socioassistenciais para esse público em, no máximo, 48 horas.

Programa Protege DF tem como objetivo assegurar proteção integral a mulheres | Foto: Renato Raphael/Sedes-DF

Entre os serviços disponíveis no programa, estão encaminhamento para casa de acolhimento, atendimento imediato e repasse de recurso financeiro para aluguel ou custeio de despesas. 

“O principal objetivo foi garantir a proteção integral dessas mulheres, pois sabemos que agir prontamente é fundamental para assegurar que nenhuma violação de direitos ocorra”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. Ela lembra que, até então, o benefício para mulheres em risco de feminicídio demorava 60 dias.

Com o Protege DF, o pagamento do auxílio será realizado entre 24 horas e 48 horas, e o encaminhamento para acolhimento institucional passa a ser imediato. “O Sistema Único de Assistência Social salva vidas, e nós não aceitaremos que uma mulher saia de casa e vá parar na rua com um bebê no colo – por isso estamos ampliando a rede de proteção”, enfatiza a secretária..

As vítimas não precisam agendar o atendimento. Elas devem buscar diretamente qualquer unidade socioassistencial para relatar seu caso e ter os devidos encaminhamentos, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), centros Pop e casas de acolhimento.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Artigos Relacionados