Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Mendonça, do STF, vê falta de ‘valores fundamentais’ e cobra ‘união’ entre empresários e igreja contra violência no Rio’

24 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

O crime organizado é uma indústria que visa lucro, não paga imposto, mata e retira investimentos’, frisou magistrado durante encontro na capital fluminense

Mendonça, do STF, vê falta de ‘valores fundamentais’ e cobra ‘união’ entre empresários e igreja contra violência no Rio’
André Mendonça, ministro do STF e do TSE, no encontro com empresários do Lide. Foto: Divulgação

O Ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) e do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) André Mendonça afirmou, nesta segunda-feira, que os principais empresários do Rio devem, com a participação da igreja, se unir para discutir o problema da falta de segurança pública do estado. No pedido, feito durante um almoço realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (Lide) em Copacabana, na Zona Sul carioca, o magistrado destacou sua preocupação com relação ao crime organizado, que, segundo ele, se alia a candidatos a cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano.

— Unam-se. Os senhores têm um patrimônio, que é o Rio de Janeiro, os senhores têm um desafio, que é resgatar a essência — argumentou Mendonça.

Durante o almoço, Mendonça relembrou o período em que chefiou o Ministério da Justiça e Segurança Pública durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O comentário sobre o tema da violência veio em meio a uma reflexão sobre a responsabilidade socioambiental nas empresas.

— O crime organizado é uma indústria que visa lucro, não paga imposto, mata e retira investimentos. Mas, mais do que isso, retira valores fundamentais — expressou o ministro, destacando a importância da parceria com igrejas.

O ministro, indicado ao STF por Bolsonaro em 2021, também é pastor da Igreja Presbiteriana. Sua nomeação veio após o ex-presidente prometer que escolheria um magistrado “terrivelmente evangélico”.

Durante a fala, Mendonça reforçou que seu ponto de vista não era o da “política”, mas que se tratava de “uma questão de estado”. Em seguida, o ministro do TSE mencionou, sem especificar qual seria, uma cidade de São Paulo onde haveria profusão na quantidade de candidatos a vereador ligados ao crime organizado.

— Quase todos eles têm envolvimento com o crime. Nós temos cidades em que há dois candidatos a prefeito, e os dois estão envolvidos — disse Mendonça.

Além de André Mendonça, o encontro teve a participação de Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil; Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade; e Renato Jordão, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Líderes empresariais que representam as empresas Shell, Dimensional Engenharia, Orquestra Sinfônica Brasileira e a companhia siderúrgica Ternium também compartilharam suas visões sobre a integração de princípios de sustentabilidade nas políticas públicas e o papel do setor privado na promoção de um futuro mais sustentável.

(*estagiária sob supervisão de Luã Marinatto)


BS20240924000626.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/09/23/mendonca-do-stf-ve-falta-de-valores-fundamentais-e-cobra-uniao-entre-empresarios-e-igreja-contra-violencia-no-rio.ghtml