
Programa Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF
Média de acessos aos domingos foi 70% maior que o registrado antes do programa

O deputado Thiago Manzoni trouxe o tema ao plenário O tema da militarização das escolas voltou ao debate no plenário da Câmara Legislativa, na quarta-feira (31), a partir de relato do deputado Thiago Manzoni (PL), que visitou a Escola Cívico-Militar do Recanto das Emas. “Os alunos foram agraciados pelo mérito disciplinar e pedagógico”, observou o …
Continue reading “Militarização de escolas é tema de debate entre distritais”
O deputado Thiago Manzoni trouxe o tema ao plenário
O tema da militarização das escolas voltou ao debate no plenário da Câmara Legislativa, na quarta-feira (31), a partir de relato do deputado Thiago Manzoni (PL), que visitou a Escola Cívico-Militar do Recanto das Emas. “Os alunos foram agraciados pelo mérito disciplinar e pedagógico”, observou o parlamentar”, contando do evento que participou no local. “Lá pude constatar o êxito da experiência”, continuou, defendendo a expansão da gestão compartilhada. Também anunciou que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola “passou de 1 para mais de 5”.

Foto: Carlos Gandra/CLDF
Em sentido contrário, posicionaram-se os deputados Max Maciel (Psol) e Gabriel Magno (PT). O primeiro, que é pedagogo, listou uma série de problemas do modelo e apresentou resultados de um levantamento que apontou falhas na “militarização” das escolas. As dificuldades, segundo Max Maciel, vão desde a falta de avaliação, que não permite o monitoramento, ao “reforço dos preconceitos” – como “a obrigação de corte de cabelo”, exemplificou. “Um levantamento da Delegacia da Criança e do Adolescente apontou que aumentaram as ocorrências de violência”, acrescentou.
Gabriel Magno (PT) observou que o Ministério da Educação revogou as portarias e decretos que tratavam da coordenação compartilhada entre civis e militares, modelo que considerou “uma aberração”. Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, o parlamentar convidou seus pares aos debates do colegiado em torno das diretrizes da educação local, que incluem o tema. “As escolas não precisam de mais policiais e sim de mais trabalhadores da educação”, concluiu.
Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Média de acessos aos domingos foi 70% maior que o registrado antes do programa

Ministério do Turismo orienta famílias sobre regras do Conselho Nacional de Justiça para viagens seguras

Proprietário de automóvel que discorde da base de cálculo do imposto pode pedir impugnação por meio do atendimento virtual

Levantamento da SSP-DF aponta que a virada do ano no Distrito Federal foi marcada pela tranquilidade e pela atuação integrada das forças de segurança pública