
União-PP reforça afastamento de Flávio e deve confirmar neutralidade, mas Republicanos mantém negociação por aliança com PL
Pré-candidato do PL tentou diálogo com dirigentes do Centrão durante convenção do União-PP em SP, mas eles vão se ausentar

Ministro entendeu que condenação na trama golpista já incluiu acusação

Foto: Valter Campanato/Agência Bras
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira (20) o arquivamento da investigação aberta contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante seu governo. 

Na decisão, o ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que Bolsonaro já foi condenado pelos fatos relacionados ao monitoramento ilegal de autoridades públicas. No processo da trama golpista, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, pena que também levou em conta essa acusação.
Moraes determinou ainda que as acusações contra Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, sejam enviadas para a Justiça Federal no Distrito Federal. Durante as investigações, a Polícia Federal (PF) apurou a suposta ligação do chamado “Gabinete do Ódio” com o caso Abin Paralela.
Na mesma decisão, o ministro determinou o arquivamento das investigações contra o ex-diretor-geral da Abin Luiz Fernando Corrêa, o ex-diretor adjunto Alessandro Moretti, o ex-corregedor José Fernando Moraes Chuy, e o ex-coordenador de operações Lucio de Andrade Parente. Para Moraes, não há indícios para o prosseguimento da investigação criminal.
“As imputações formuladas limitam-se à enunciação de conclusões genéricas acerca de suposta participação dos requeridos em atos de embaraço à investigação, sem a individualização concreta das respectivas condutas e sem a demonstração mínima dos elementos necessários à configuração de fato penalmente relevante”, afirmou o ministro.
Com a decisão, a PF deverá cancelar os indiciamentos desses investigados.

Pré-candidato do PL tentou diálogo com dirigentes do Centrão durante convenção do União-PP em SP, mas eles vão se ausentar

Tribunal registra um crescimento de 42,5% em relação a última eleição

Militares vão trabalhar em período e locais definidos pelo TSE

Presidente da Argentina chega ao Brasil na sexta-feira e deve se reunir com o senador antes de participar do evento que oficializará sua candidatura ao Planalto
