BRASÍLIA

Mutirão de limpeza ajuda no combate à dengue

14 de dezembro, 2022

Uma ação especial de limpeza e combate à dengue, iniciada na segunda-feira (12), segue firme em Samambaia. Com o nome de Natal Mais Limpo, o mutirão passará por todas as quadras da cidade até o fim deste mês, comunicando a população sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti e limpando áreas de risco. “Com as …

Uma ação especial de limpeza e combate à dengue, iniciada na segunda-feira (12), segue firme em Samambaia. Com o nome de Natal Mais Limpo, o mutirão passará por todas as quadras da cidade até o fim deste mês, comunicando a população sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti e limpando áreas de risco.

“Com as chuvas intensas, a preocupação com a cidade aumenta, tanto com questões sanitárias, como a dengue, quanto em relação à mobilidade, na prevenção de alagamentos”, explica o administrador regional de Samambaia, Claudeci Martins.

O trabalho é coordenado em parceria pela administração local e pelo programa GDF Presente, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde (SES). Mais de 30 pessoas foram mobilizadas para participar da força-tarefa, durante a qual foram utilizados caminhões trucados, caçambas e pás carregadeiras.

LIMPEZA DA CIDADE

“Estamos fazendo uma limpeza geral, com a retirada de inservíveis, lixo verde, entulho, em suma, tudo o que pode servir de foco para o mosquito da dengue e trazer prejuízos à saúde da população”, afirma o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Devanir

Martins. Os esforços do primeiro dia de mutirão foram concentrados na QR-510. Entre as ações, está sendo feita a pintura dos meios-fios, além de fresagem e reformas de erosões em pontos de descarte irregular de lixo – serviço que consiste na limpeza dos buracos e, em seguida, no preenchimento do local com terra e resíduos de construção civil (RCC).
O chefe do SLU de Samambaia, Aguedo Francisco da Silva, avalia que o trabalho conjunto aumenta a cobertura das ações e beneficia, sobretudo, os moradores da região. “A nossa parceria com a administração funciona muito bem, porque, na medida do possível, cooperamos com eles, e eles conosco”, destaca.

Artigos Relacionados