Brasília Agora


CULTURA

Negra Li é uma das atrações da 4ª edição do Operárias das Artes

25 de setembro, 2023

Evento acontece na Casa do Cantador, sábado (30) e terá várias atrações com Elas no centro do palco Elas estão a todo vapor, tanto que […]

Negra Li é uma das atrações da 4ª edição do Operárias das Artes
As atrações começam a partir das 15h. Negra Li fecha o evento, subindo ao palco às 22h30 - foto: RODOLFO MAGALHÃES

Evento acontece na Casa do Cantador, sábado (30) e terá várias atrações com Elas no centro do palco

Elas estão a todo vapor, tanto que o Operárias das Artes chega à sua 4ª edição, no sábado, 30 de setembro, a partir das 15h, na Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia). Negra Li, Martinha do Coco, Dree K, Lina Rehem, Rejane Pitanga, Josiane Araújo, Alessandra Barros, Maria Eugênia Felix, Lene Matos, Laady B, DJ Kashu e DJ Lunary são as atrações desta edição, entre música, teatro e DJs (abaixo a programação completa), Feira de Economia Criativa & Solidariedade, empoderamento e conexões reais de mulheres que vivem das artes e pelas artes. Tudo aberto e gratuito. Projeto realizado por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF. Informações no Instagram @operarias.dasartes.

A idealizadora do projeto, Nanci Araújo, afirma que as produções culturais protagonizadas por mulheres têm o condão de fazer transitar a questão de gênero em ambientes de formação de ideias e valores.

“Nossa quarta edição continua a marcar a posição do protagonismo feminino não só nos palcos, mas na vida, pois ainda há tanto a ser feito em termos de respeito e oportunidades. A poesia, o teatro e a música podem e devem ser utilizados no Distrito Federal como poderosos instrumentos de estímulo à criação de uma nova cultura de equidade de gênero”, ressalta Nanci, uma voz ativa em debates sobre o papel das mulheres na cultura.

Campanha Solidária

O evento sempre realiza uma campanha solidária. E nesta 4º edição, serão arrecadados absorventes, itens de higiene íntima e alimentos não perecíveis, com o intuito de ajudar pessoas, principalmente mulheres e meninas, em situação de vulnerabilidade.

A apresentadora Sheila Campos

Sheila Campos conduzirá a apresentação do evento com a sua sensibilidade de atriz, pesquisadora, docente de Ensino Superior, dubladora, mestre de cerimônia e comunicadora. Criadora da Escola Feminista de Brasília, atualmente tem lecionado na UnB como professora convidada. Todos os aplausos para essa mulher apresentadora, entrevistadora e produtora de programas radiofônicos por 25 anos, 19 destes na Rádio Cultura FM de Brasília.

DJs Kashuu e Lunary

A pista do Operárias das Artes também terá o comando dos sets da DJ Kashuu. Essa mulher é uma força inovadora na cena musical. Em cada performance, ela cria experiências imersivas, transmitindo uma mensagem de diversidade, inclusão e celebração, em uma jornada musical única, envolvente e cheia de referências pesadas do Dancehall, Moombahton, Reggae, Afrobeat, Funk e várias inovações de Bassline.

A DJ Lunary também vai mandar o recado com suas performances e aventuras com as mixagens em conexão com os estilos funk, trap e hip-hop. Ao longo de sua trajetória, ela já dividiu o palco com diversos artistas de renome, incluindo Sandrox, Viela 17, Haynna, Thabata Lorena, Castelo Beatz, entre outros. Além disso, sua presença como DJ nas Batalhas de Rima, tem se tornado uma constante, solidificando seu papel como uma artista versátil e talentosa.

As atrações começam a partir das 15h. Negra Li fecha o evento, subindo ao palco às 22h30 – foto: RODOLFO MAGALHÃES

LIBRAS E AUDIODESCRIÇÃO

O projeto contará com intérpretes em LIBRAS em TODAS as apresentações. Além disso, também será feito um compacto de todas as apresentações com Audiodescrição.

Programação

Sábado (30/9)
15h às 15h40: Espetáculo Infantil “Adivinha, Advinhão” com Alessandra Barros da Cia. Voar Teatro de Bonecos
16h40 às 17h20:
Rejane Pitanga
17h30 às 18h10:
Josiane Araújo
18h20 às 19h:
Lene Matos
19h10 às 19h50:
Lina Rehem
20h às 20h40:
Laady B
20h50 às 21h30:
Martinha do Coco
21h40 às 22h20: Dree-K
22h30:
Negra Li

Serviço

Projeto Operária das Artes – 4ª edição: Negra Li, Martinha do Coco, Dree K, Lina Rehem, Rejane Pitanga, Josiane Araújo, Alessandra Barros, Maria Eugênia Felix, Lene Matos, Laady B, DJ Kashu e DJ Lunary. Data: sábado (30/9), a partir das 15h.
Local: Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia). Tudo aberto e gratuito. Mais informações: (61) 99293-6547.