VARIEDADES

‘Non Player Combat’: empresa lança reality show inteiramente feito com inteligência artificial

10 de dezembro, 2025 | Por: Agência O Globo

“Seis NPCs, uma arena de batalha, nenhuma ideia de que não são reais”, diz a sinopse. A AiMation Studios, da empresa britânica Pigeon Shrine, ainda tem um aplicativo de streaming exclusivo

Poster de Non Player Combat, reality show feito totalmente por IA
Poster de Non Player Combat, reality show feito totalmente por IA — Foto: Reprodução/AiMation Studios

Uma empresa britânica lançou, no último domingo, o primeiro reality show feito totalmente por meio de inteligência artificial. O Non Player Combat — um trocadilho com NPC, os non-playable characters, personagens que não se pode controlar nos videogames — vai ter quatro episódios, produzidos pela AiMation Studios.

O programa é definido como um encontro entre o videogame Fortnite, um Battle Royale no qual cem jogadores se enfrentam num mapa, e Survivor, um reality show como o “No Limite”, onde os participantes têm que sobreviver numa ilha deserta: “Seis NPCs, uma arena de batalha, nenhuma ideia de que não são reais”, diz a sinopse.

A empresa afirma que permite que a inteligência artificial trabalhe sozinha: “Personagens evoluem, lutam, formam alianças — tudo sem roteiro”. No início do primeiro episódio, a apresentadora, também de IA, anuncia: “Esse show contém personagens de IA. Ninguém controla suas decisões. Esta é a história deles”.

São seis personagens “largados” em uma ilha misteriosa na costa da América do Sul em que o objetivo é ser o último sobrevivente.

O primeiro episódio, único disponível no YouTube — o segundo já foi lançado na plataforma exclusiva para iOS —, é formado por clipes de no máximo dez segundos, com a maioria tendo entre três e cinco. São cortes rápidos, secos, com fundos não muito estáveis: é possível ver pequenas diferenças entre cada cena, e outras diversas marcas tradicionais das inteligência artificiais generativas: dentes que se unem, cabelos que mudam e dedos demais.

Numa cena, um rabo de cavalo; na outra, crescimento acelerado: já são dois — Foto: Reprodução/Youtube/AiMation Studios
Numa cena, um rabo de cavalo; na outra, crescimento acelerado: já são dois — Foto: Reprodução/Youtube/AiMation Studios

Plataforma de streaming exclusiva

A AiMation também começou o lançamento da sua plataforma de streaming exclusiva. Com o mesmo nome do empreendimento, o aplicativo promete “muito mais” do que Non Player Combat e o filme Where the Robots Grow, feito para o público infantil e, de acordo com a Pigeon Shrine, primeiro longa-metragem feito com IA.

Primeiro filme da empresa foi focado no público infantil e tem mais de cem mil visualizações no youtube — Foto: Reproduão/Youtube/AiMation Studios
Primeiro filme da empresa foi focado no público infantil e tem mais de cem mil visualizações no youtube — Foto: Reproduão/Youtube/AiMation Studios

Tom Paton, CEO da Pigeon, defendeu o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa em uma entrevista ao site Deadline: “Nos usamos o talento humano em todas as etapas de produção, a IA é sempre um co-piloto”. No caso de Where the Robots Grow, por exemplo, as vozes são de humanos reais, mas passaram por um tratamento conhecido como VoCap, aumentando o espectro de vozes que cada um pode fazer.

“Eu queria um lugar em que a criatividade humana poderia continuar sendo a força motora por trás do storytelling, mas que permitisse que nosso time alcançasse o que antes era visto como impossível”, disse Paton.

BS20251210150751.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/12/non-player-combat-empresa-lanca-reality-show-inteiramente-feito-com-inteligencia-artificial.ghtml

Artigos Relacionados