Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Número 2 de Camilo Santana deixa o MEC e pode concorrer à prefeitura no Ceará

30 de maio, 2024 / Por: Agência O Globo

Ex-governadora do Ceará, Izolda Cela é referência na área de educação e foi responsável por transformar Sobral em referência no ensino nos anos 2000

Número 2 de Camilo Santana deixa o MEC e pode concorrer à prefeitura no Ceará
Izolda. Proximidade com Fundação Lemann incomoda petistas — Foto: Vice-governadoria do Ceará/Divulgação

Secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC) e braço direito do ministro Camilo Santana, Izolda Cela, comunicou internamente sua saída do cargo. O aviso foi feito no limite legal da legislação eleitoral para concorrer a cargos nas eleições municipais deste ano.

Izolda se filiou ao PSB e, segundo interlocutores, estaria à disposição do partido para concorrer à prefeitura de Sobral, no Ceará, principal reduto da família Gomes no estado. Izolda é aliada de Cid Gomes.

A saída de Izolda ainda é tida como temporária e sua equipe segue trabalhando normalmente. Durante esse período, o secretário-adjunto, Gregório Grisa, deve responder pelo cargo provisoriamente.

Izolda ainda não decidiu se de fato será candidata em Sobral, mas é o nome preferido do atual prefeito, Ivo Gomes (PSB), e do senador Cid Gomes (PSB-CE). Por isso, precisou deixar o MEC para ter a possibilidade de concorrer.

Izolda Cela foi secretária de Educação do município no começo dos anos 2000 e foi uma das responsáveis por transformar a cidade numa das referências nacionais em qualidade de ensino. Em 2018, foi eleita vice-governadora do Ceará na chapa com Camilo Santana (PT) e, em abril de 2022, assumiu o cargo do agora ministro quando ele foi concorrer ao Senado.

A cidade de Sobral é berço político dos irmãos Gomes. O atual prefeito, Ivo Gomes, é o irmão mais novo de Cid e Ciro Gomes (PDT). Depois de um racha entre Cid e Ciro, Izolda saiu do PDT e se filiou em fevereiro ao PSB, acompanhando Cid.

Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Izolda chegou a ser cotada para ser escolhida como ministra da Educação. No entanto, o escolhido foi Camilo Santana, que a convidou para a secretaria-executiva.

Izolda é professora e se formou em psicologia pela Universidade Federal do Ceará. A governadora é mestre em avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como secretária de Educação do Ceará (2007 a 2014), a gestora atuou na implementação de bônus por meio do repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) com base nos resultados educacionais dos municípios.


BS20240530142408.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/05/30/numero-2-de-camilo-santana-deixa-o-mec-e-pode-concorrer-a-prefeitura-no-ceara.ghtml