
Ação de acolhimento a população em situação de rua retorna ao Plano Piloto neste fim de semana
Abordagem está prevista para sábado (17) e domingo (18), percorrendo 14 pontos
Ação foi protocolada na sexta-feira pela AGU O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado na segunda-feira (8) para relatar a ação que questiona constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, que autorizou a privatização da Eletrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil O sorteio foi realizado de forma eletrônica pelo sistema de computadores do …
Continue reading “Nunes Marques relatará ação que questiona privatização da Eletrobras”
Ação foi protocolada na sexta-feira pela AGU
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado na segunda-feira (8) para relatar a ação que questiona constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, que autorizou a privatização da Eletrobras.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O sorteio foi realizado de forma eletrônica pelo sistema de computadores do tribunal. Não há prazo para decisão do ministro.
A ação foi protocolada na última sexta-feira (5) pela Advocacia-Geral da União (AGU) e contesta o trecho da lei que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a lei proibiu que acionista ou grupo de acionistas exerça poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.
No entendimento do órgão, o governo federal, na condição de acionista, foi prejudicado pela norma. A União possui cerca de 43% das ações ordinárias.
Na petição, a AGU ressaltou que o objeto da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.
A privatização da Eletrobras foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021.
A empresa detém um terço da capacidade geradora de energia elétrica instalada no país. A companhia também detém quase a metade do total de linhas de transmissão.
Edição: Juliana Andrade
Fonte: Agência Brasil
Abordagem está prevista para sábado (17) e domingo (18), percorrendo 14 pontos
Serão concedidas 40 vagas para barracas e 20 de caixeiros. O credenciamento será nesta segunda-feira (19), no Anexo do Palácio do Buriti
Para garantir segurança viária, o Detran-DF fará intervenções em vias do Parque da Cidade, Esplanada dos Ministérios, Setor Militar Urbano, Águas Claras e Guará
Etapa precede reforma estrutural do cartão-postal brasiliense e conta com investimento de mais de R$ 600 mil. Serviços vão ocorrer sempre no período noturno, das 21h às 4h, para minimizar impactos no trânsito