‘O agente secreto’ estreia com boa crítica internacional, volta de Wagner Moura e artesã atriz; veja mais curiosidades
7 de novembro, 2025
| Por: Agência O Globo
Filme de Kleber Mendonça Filho foi escolhido para ser o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026
Wagner Moura em cena de ‘O agente secreto’ — Foto: Divulgação
Chegou a hora de “O agente secreto” brilhar ainda mais. O filme, premiadíssimo no Festival de Cannes, estreou em mais de 700 salas de cinema pelo Brasil e é o escolhido para ser o representante do país em uma possível — e muito cotada — indicação para o Oscar 2026. Depois da primeira estatueta brasileira com “Ainda estou aqui”, a expectativa para mais uma temporada de sucesso é alta.
O filme de Kleber Mendonça Filho é protagonizado por Wagner Moura e se passa no Recife de 1977. Na trama, o ator é Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas. Ele se muda de São Paulo para a cidade pernambucana para escapar dos agentes do governo, mas, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos. Confira curiosidades sobre esse filmaço!
1. Filme premiado
O longa-metragem foi aplaudido por 13 minutos em Cannes. Moura ganhou prêmio de melhor ator e Mendonça Filho, o de melhor direção. O filme teve essas e outras conquistas antes mesmo de estrear no Brasil.
Cena do filme ‘O agente secreto’ — Foto: Reprodução/Instagram
2. Retorno de Wagner Moura
O longa marca a volta do ator para o cinema brasileiro após mais de uma década envolvido com produções internacionais. O diretor diz que escreveu o papel especialmente para Moura. Muita moral!
O diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e Wagner Moura nos bastidores de “O agente secreto” — Foto: Brent Travers/Divulgação
3. Pós-produção lá fora
As filmagens aconteceram em Recife, Brasília e São Paulo em meados de 2024. Já a fase de pós-produção de imagem e som foi finalizada em Berlim e Paris.
Wagner Moura em “O agente secreto” — Foto: divulgação
4. Maior duração
“O agente secreto” é o maior filme de Kleber Mendonça Filho, com aproximadamente 2 horas e 38 minutos. O cineastra também dirigiu filmes como “Aquarius” e “Bacurau”.
5. Artesã no cinema
Tânia Maria em cena de ‘O agente secreto’ — Foto: Divulgação
A artesã Tânia Maria, de 78 anos, é um destaque no filme como a Dona Sebastiana. Ela, que estreou a carreira artística aos 72, foi até apontada pela “Variety” como possível indicada na categoria de atriz coadjuvante no Oscar.
6. Críticas estrangeiras
O filme foi muito elogiado pela imprensa internacional, chamado de “thriller maravilhoso” e “obra-prima”. Moura até aparece como um dos favoritos para estar na categoria de melhor ator no Oscar. Será?
8. Roteiro elaborado
Wagner Moura com o diretor Kleber Mendonça Filho nos bastidores de “O agente secreto” — Foto: Victor Jucá/Divulgação
O roteiro levou um tempo para ser maturado. Foi iniciado na época da pandemia de Covid-19 e finalizado quase dois anos depois, em outubro de 2022. Após três ano, acontece a estreia.
Lançamento aguardado
O filme foi transmitido em festivais no exterior e também teve sessões especiais no Brasil, a primeira delas no Recife, meses antes da estreia oficial, para promovê-lo. Mesmo assim, a expectativa por esse lançamento era grande entre os fãs.
Promoção
Já tem várias sessões de “O agente secreto” disponíveis em diversas redes de cinema, como Kinoplex, Cinemark e UCI. Nessa última, inclusive, vai ter promoção de ingressos para esse e outros filmes a R$ 12, por conta do aniversário da rede, na próxima segunda-feira (10). É uma boa dica para quem quer economizar e não conseguir conferir o novo longa-metragem neste fim de semana.
Agenda cheia
Enquanto o público lota os cinemas por aqui, a equipe do filme está cheia de compromissos pela frente. O diretor e o protagonista devem começar uma maratona de viagens pelos Estados Unidos e outro países membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Rumo ao Oscar!