
Secretaria de Saúde confirma a primeira morte causada por hantavírus em Minas Gerais em 2026
Caso foi em fevereir e não tem relação com surto registrado em navio

Pandemia agravou quadro, ao atrasar e interromper cuidados de saúde A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (21) que as doenças não transmissíveis são responsáveis por 17 milhões de mortes prematuras todos os anos. O grupo inclui doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A entidade cobrou de líderes mundiais ações urgentes […]
Pandemia agravou quadro, ao atrasar e interromper cuidados de saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (21) que as doenças não transmissíveis são responsáveis por 17 milhões de mortes prematuras todos os anos. O grupo inclui doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A entidade cobrou de líderes mundiais ações urgentes de combate ao que se refere como a principal causa de morte no mundo.
Fonte: REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados
Dados da OMS mostram que as doenças não transmissíveis respondem por quase três quartos das mortes registradas no planeta. Todos os anos, 17 milhões de pessoas com menos de 70 anos morrem em decorrência desse tipo de enfermidade, sendo que 86% delas vivem em países de baixa e média renda.
“A pandemia de covid agravou ainda mais o fardo das doenças não transmissíveis, ao atrasar e interromper o cuidado à saúde. Nos primeiros meses da pandemia, 75% dos países reportaram ter interrompido serviços essenciais de combate às doenças não transmissíveis por conta das restrições de lockdown [confinamento].”
A OMS lembrou que, embora todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) tenham se comprometido a reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em um terço até 2030, poucos se encontram atualmente no caminho certo par alcançar a meta.
“Esforços globais urgentes são necessários para voltar aos trilhos, alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis”, finalizou a OMS.
Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil

Caso foi em fevereir e não tem relação com surto registrado em navio

Cerimônia na Câmara dos Deputados homenageou corporação criada em 1809 e destacou a atuação da segurança pública no Distrito Federal

Evento alusivo à campanha Maio Amarelo será realizado no domingo (31). As inscrições estarão disponíveis por meio de link que será divulgado nos canais oficiais do órgão

Orientação da Emater-DF e ações da Seagri-DF ajudam produtores rurais em situação de vulnerabilidade a aprimorar o manejo no campo e ampliar a capacidade de cultivo
