
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu, nesta terça-feira (14), que não se pode “retroceder” na autonomia do Banco Central (BC) e indicou que não enxerga clima entre os atuais senadores para uma eventual reversão. “Temos uma série de marcos legislativos que nós não podemos retroceder, inclusive um […] que é a autonomia do …
Continue reading “Pacheco defende que não se pode “retroceder” na autonomia do BC”
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu, nesta terça-feira (14), que não se pode “retroceder” na autonomia do Banco Central (BC) e indicou que não enxerga clima entre os atuais senadores para uma eventual reversão.
“Temos uma série de marcos legislativos que nós não podemos retroceder, inclusive um […] que é a autonomia do Banco Central. Um projeto do Senado que foi concebido. O filho já nasceu e nós precisamos cuidar dessa forma com a autonomia do Banco Central […] Então, limitar para que não haja retrocessos. E buscar projetos de vanguarda e de modernização e desenvolvimento do país são metas que vamos buscar trilhar”, declarou, em evento promovido pelo banco BTG Pactual.
Na avaliação de Pacheco, a autonomia do BC “vai ao encontro da modernidade, ao que a sociedade espera, ao que a economia espera, o que o setor produtivo espera”. Por isso, disse, é preciso buscar um alinhamento do governo federal com o Banco Central, “na compreensão de que todo mundo quer reduzir taxa de juros porque isso é fundamental para o desenvolvimento do país”.
O presidente do Senado afirmou que não houve nenhuma formalização no Senado quanto à revogação da autonomia do BC nem quanto à eventual exoneração do presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Pacheco disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem o direito de se manifestar contra a independência do BC, mas ressaltou que a autonomia já foi concretizada no Congresso Nacional.
“Não vejo com a composição atual do Congresso qualquer perspectiva de retrocesso em relação a esse comando legislativo dessa lei que estabeleceu essa autonomia.”
“Tenho certeza que o presidente Lula compreenderá que essa é uma realidade com a qual ele e o governo terão que conviver e nessa convivência buscar a solução que seja inteligente”, respondeu ao ser questionado se acredita que Lula erra ao criticar o BC.

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni

Igor Dias Delecrode compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direto de permanecer em silêncio
