DESTAQUE
‘Passaporte sanitário’ da UE estará disponível até junho
29 de março, 2021O documento não será obrigatório, mas poderá ser solicitado no embarque aéreo, em eventos ou na entrada de lugares públicos O “passaporte sanitário” da União […]
O documento não será obrigatório, mas poderá ser solicitado no embarque aéreo, em eventos ou na entrada de lugares públicos
O “passaporte sanitário” da União Europeia estará disponível até “meados de junho” em versão física ou digital, anunciou neste domingo (28) o comissário europeu de Mercado Interno, o francês Thierry Breton.
Em entrevista à emissora de rádio “RTL”, Breton deu um calendário mais concreto e com mais detalhes específicos do que a Comissão Europeia já havia antecipado.
Breton detalhou que o documento, além de um código QR, no qual estarão incluídos o nome, a data de nascimento e o número do passaporte, dirá se a pessoa já foi vacinada e com qual tipo de vacina, se teve covid-19 e se é ou não portador de anticorpos.
Para quem não tiver sido vacinado nem sofrido a doença “será pedido um teste de PCR, no qual se saberá a situação”. O documento não será obrigatório, mas poderá ser solicitado no embarque aéreo, em eventos ou na entrada de lugares públicos.
A França insistia que esse certificado europeu não deveria depender apenas da vacinação porque seria discriminatório para quem não pôde ser imunizado.
A Comissão Europeia anunciou no dia 17 de março o projeto de certificado digital que permita que os cidadãos da UE viagem, com o objetivo inicial finalizar a iniciativa antes do verão, possivelmente em junho.