
BC aponta que programas do governo sustentam expansão de crédito com juros mais baixos, na contramão da Selic
Ata do Copom detalha decisão de baixar a Selic de 14% para 13,75% na semana passada e mantém em aberto próximos passos do ciclo
Candidatos divergem sobre futuro de empresas sob controle do governo

A eleição presidencial de 2026 colocou em disputa projetos bastante diferentes para o futuro das empresas estatais. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala em recuperar empresas privatizadas consideradas estratégicas, Flávio Bolsonaro (PL) propõe retomar o programa de desestatização, incluindo os Correios. Romeu Zema (Novo) promete vender todas as estatais, enquanto Ronlado Caiado (PSD) defende a privatização de segmentos da Petrobras. Augusto Cury (Avante) afirmou que pretende vender estatais consideradas ineficientes, e Renan Santos (Missão) defende a venda de estatais sem função estratégica.
Entre os líderes das pesquisas de intenção de voto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a posição que vai na direção oposta à dos outros candidatos.
O programa de governo do petista atribui papel estratégico às empresas públicas, especialmente à Petrobras. A atual ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, defende que é necessário “modernizar” as estatais, e não privatizá-las.
“Enquanto o nosso projeto quer modernizar, valorizar e aumentar as entregas das empresas estatais para população brasileira, o outro projeto quer desvalorizá-las para vender a preço de banana”, publicou Dweck nas redes sociais neste domingo.
Durante a campanha, Lula criticou a privatização da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras no segmento de distribuição de combustíveis, e defendeu a reestatização da distribuidora. O presidente também defende a reestatização da Eletrobras, privatizada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Desde 2023, Lula retirou dez empresas públicas federais do programa de privatização.
Em entrevista ao Jornal Nacional no final de agosto, o presidente descartou a privatização dos Correios. Ao ser questionado sobre os resultados negativos da empresa e uma eventual privatização, o presidente respondeu:
— Não considero vender os Correios, não considero. Quero recuperar os Correios — afirmou Lula.
Em seu programa de governo, Flávio Bolsonaro (PL) propõe a retomada do Programa Nacional de Desestatização, mas sem apresentar uma lista de empresas a serem vendidas. O documento diz que a análise será feita “caso a caso”, nos setores em que a campanha entender que “a presença do Estado deixou de fazer sentido”. O plano também prevê profissionalizar a administração das empresas que continuarem públicas.
Nas últimas semanas, a equipe econômica de Flávio voltou a levantar a possibilidade de privatizar estatais. Durante evento do Grupo Esfera na última segunda-feira, Daniella Marques, coordenadora econômica da campanha, afirmou que “mais de 20 estatais” poderiam ser privatizadas em uma eventual gestão de Flávio.
Entre os exemplos estão o Banco do Brasil e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), que teve o processo de liquidação interrompido pelo governo Lula.
Sobre os Correios, Flávio Bolsonaro já afirmou que pretendia privatizar a empresa diante dos prejuízos registrados nos últimos anos. No entanto, Daniella Marques vem defendendo que a operação seria inviável e que a estatal de serviços postais precisa de uma reestruturação.
Romeu Zema (Novo) apresenta uma proposta mais abrangente em seu plano de governo e prevê a privatização das empresas estatais e a ampliação da participação privada na prestação de serviços.
Ao GLOBO, o coordenador econômico da campanha de Zema, Carlos da Costa, afirmou que uma eventual gestão do presidenciável vai privatizar o Banco do Brasil e a Petrobras para reduzir a dívida pública e viabilizar o corte de juros no Brasil. No caso da petroleira, a ideia seria vender em blocos os segmentos da empresa, como exploração, produção e refino.
Durante a campanha, Zema já havia afirmado que pretende começar com a privatização das duas estatais e destinar os recursos arrecadados a investimentos em estradas, ferrovias, hidrovias e portos.
O candidato do Novo também incluiu o BNDES entre as empresas que poderiam passar pelo processo, mas excluiu a Caixa, citando a função social do banco.
Ronaldo Caiado (PSD) prevê forte participação de concessões em seu programa de governo, mas não estabelece uma agenda de privatização generalizada das empresas federais.
Durante a campanha, quando foi questionado sobre os prejuízos nos Correios, o candidato afirmou que privatizaria a estatal.
Segmentos da Petrobras também podem entrar na mira de uma eventual gestão do ex-governador de Goiás na Presidência. Ao ser questionado em sabatina da GloboNews, Caiado descartou a privatização integral da petroleira, mas afirmou que a exploração de gás pode ser negociada.
— Eu não uso o gás nem pra fazer amônia. Nem para usar o gás como elemento alternativo de energia. Então, este lado, a Petrobras está deixando a desejar. Agora, em relação a [exploração em] águas profundas, ela é a top no mundo hoje.
Em seu plano de governo, Augusto Cury (Avante) não propõe uma política de privatizações. Na área das estatais, o documento prevê utilizar parte dos lucros das empresas, distribuídos à União, para o financiamento de iniciativas de empreendedorismo e crédito.
Cury defendeu no início do mês que a Petrobras não deve ser privatizada e que os lucros distribuídos pela petroleira ao governo podem ser usados na concessão de crédito mais barato para pequenos negócios.
— Podemos financiar 1 milhão de microempresas por ano só com o dinheiro da Petrobras, para realizar o sonho das pessoas que não têm condições de realizar — afirmou durante sabatina da Jovem Pan.
Durante a campanha, porém, Cury passou a defender a venda de empresas públicas consideradas ineficientes.
Em setembro, declarou que “todas as estatais que não forem eficientes serão privatizadas” e apontou os Correios como uma possível candidata, caso não seja possível recuperar a situação financeira da companhia.
Segundo o candidato, um terço do valor da privatização da empresa deveria ser destinado a um fundo para os próprios funcionários dos Correios.
Renan Santos (Missão) rejeita uma política de privatização generalizada. O programa de governo do candidato critica a ideia de “privatizar tudo” e defende que o Estado preserve empresas consideradas estratégicas.
Durante a campanha, Renan descartou a venda da Petrobras e da Embrapa, mas afirmou que privatizaria os Correios e outras estatais que considera sem função estratégica.
No caso da empresa postal, defende que o governo possa subsidiar rotas deficitárias mesmo após a privatização. O candidato também sustenta que a venda de ativos não deve ser usada apenas para fazer caixa e que o ajuste fiscal precisa vir de cortes de despesas e reformas estruturais.
Sobre a Petrobras, o candidato se declarou contra a privatização da petroleira, que é apontada como uma das companhias estatais estratégicas.
BS20260921194231.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/09/21/da-reestatizacao-a-venda-de-todas-o-que-presidenciaveis-falaram-sobre-privatizacoes-de-estatais.ghtml

Ata do Copom detalha decisão de baixar a Selic de 14% para 13,75% na semana passada e mantém em aberto próximos passos do ciclo

Petrobras produz cimento asfáltico de petróleo com conteúdo renovável

Apostas podem ser feitas até às 20h

Frigoríficos brasileiros já esgotaram cota nacional para vender ao país asiático sem uma tarifa adicional de 55%