Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

22 de setembro, 2021

Queiroga, novo bolsonarista O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ficou falando sozinho na história da vacinação de adolescentes, resolveu assumir de fato e de […]

Ponto Final

Queiroga, novo bolsonarista

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ficou falando sozinho na história da vacinação de adolescentes, resolveu assumir de fato e de direito o bolsonarismo já de olho numa vaga de senador pelo estado da Paraíba. A metamorfose foi tão rápida que teve até gesto obsceno em Nova York contra manifestantes contra o presidente Jair Bolsonaro. Só falta o ministro chamar o presidente de “mito”. A novidade chata foi que o ministro testou positivo para Covid-19 e está de molho em Nova York. Queiroga se diz assintomático.

Isolamento

A missão não é nada fácil. Mesmo assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconselhou que os integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adotem medida de isolamento social. O difícil é conseguir que Bolsonaro aceite o conselho. Afinal, nem a ONU conseguiu.

Pressão

Bolsonaristas e aliados de André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro para uma vaga no STF, aguardam ansiosos a explicação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, sobre os motivos da demora na marcação da sabatina do indicado. O ministro Ricardo Lewandowski (STF) fez um pedido de explicações ao poderoso Alcolumbre.

Sem limite

A viagem do presidente Jair Bolsonaro a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas foi transformada de fracasso em um sucesso retumbante. Pelo menos nas redes bolsonaristas do WhatsApp e Telegram. Bolsonaristas falsificaram vídeos para mostrar o presidente sendo recebido por multidão no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (Nova York). Só que o vídeo é de uma gravação feita na campanha eleitoral de 2018 em Natal (RN). A “criatividade” não tem limites.

Mil dias

No próximo dia 28, o presidente Jair Bolsonaro fará uma festa de comemoração pelos mil dias de governo participando de várias inaugurações na Bahia. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Feitas, já havia previsto que o presidente voltaria a Bahia.

Fora da eleição

Se diz que o Centrão estaria pensando numa opção em que o presidente Jair Bolsonaro ficaria fora as eleições de 2022. Resta saber quem vai sentar com o presidente e convencê-lo de tal coisa. É uma missão tida impossível.

Nervoso

O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros, está sendo visto como o “nervoso”. A visão dos governistas é a que o senador estaria tentando “dirigir” os depoimentos das pessoas. Há quem diga que a CPI estaria precisando de mais “equilíbrio”.

Iges

O general Gislei Morais de Oliveira é o novo presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). O nome foi aprovado pelo plenário da Câmara Legislativa do DF por 15 votos a favor e dois contras.

Flexibilização

Uma boa notícia para diversas setores do DF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai liberar a realização de shows e outros eventos em Brasília. A liberação atenderá a um rigoroso controle sanitário. E mais: no próximo mês e outubro, o Estádio Mané Garrincha receberá o tradicional evento Fashion Hair.

Descontentes?

Alguns políticos que se consideram lideranças políticas – sem voto – em Goiás podem migrar para oposição descontentes com aliança do governador Ronaldo Caiado com o MDB. Governistas acreditam que é uma tentativa de “ganhar algo mais” nas eleições de 2022.

“Limpinhos”

A decisão do STF tornando o governador do Amazonas, Wilson Lima, réu no caso da compra de respiradores fez alguns políticos “limpinhos” tentarem aproveitar da situação. Só que nem tanto. Grande parte dos políticos em todo o Brasil tem seus “pecados”. Não cabe jogar pedra no telhado alheio. Cedo ou tarde a justiça chega para todos.

 

Carlos Honorato
[email protected]