Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Lula lidera, mas Bolsonaro… O pessoal que “já venceu a eleição” precisa tomar cuidado. Existe uma imagem no retrovisor do presidente Jair Bolsonaro de que “ainda é um candidato competitivo”, principalmente porque a terceira via é um carro sem bateria e o caminho ainda é longo até o próximo mês de outubro. O movimento de …
O pessoal que “já venceu a eleição” precisa tomar cuidado. Existe uma imagem no retrovisor do presidente Jair Bolsonaro de que “ainda é um candidato competitivo”, principalmente porque a terceira via é um carro sem bateria e o caminho ainda é longo até o próximo mês de outubro. O movimento de filiação de 16 deputados ao PL – o partido agora tem a maior bancada da Câmara com 65 parlamentares – deu uma sinalização clara de que Bolsonaro ainda está no páreo, apesar do candidato petista Lula continuar liderando com certa folga todas as pesquisas. Só que a oposição acredita que a crise nos preços dos combustíveis pode levar Bolsonaro a cair nas próximas pesquisas. Caso tal previsão se confirme, a recuperação é vista como difícil, mas não impossível.
O ex-presidente Lula (PT) está com uma boa vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro. Uma pesquisa da Quaest, patrocinada pelo Banco Genial, mostra Lula com 44% contra 26% de Jair Bolsonaro, que subiu três pontos no último mês. Na terceira colocação aparecem Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatados cm 7% dos votos. Já João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 5%.
O presidente Jair Bolsonaro insiste e vem conseguindo adeptos da sua preferência em ter como o seu vice o ministro da Defesa, general Braga Netto. O Centrão prefere um político, mas Bolsonaro já fechou questão em ter um vice com perfil militar. Alguns políticos comentam que não é pelos votos, mas pela lealdade do general Braga Netto. Só para lembrar, a experiência com o vice militar, o general Hamilton Mourão, não deu muito certo.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está sendo visto como uma espécie de “nova pomada da China” da política brasileira. Leite sonha em ser candidato à Presidência da República pelo PSD, de Gilberto Kassab. Só que a queda de braço com o PSDB está grande.
Candidato do presidente Jair Bolsonaro ao governo de São Paulo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deverá desembarcar no PL. A decisão deverá ser tomada até a próxima semana.
A voluntariosa deputada bolsonarista Bia Kicis desembarcou no PL-DF. Só que não tem cargo na executiva do partido. Quem comanda o PL-DF é a ministra Flávia Arruda, candidata ao Senado na chapa do governador Ibaneis Rocha. Novo partido, novas regras.
Uma boa briga. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro faz força para implantar o garimpo nas terras indígenas, as mineradoras são contra o projeto de lei bancado pelos bolsonaristas. Empresários do setor quem um debate mais sério e sem paixão da questão.
A crise política na Bahia caminha para o acerto de uma aliança. Tanto que amanhã, no Hotel Fiesta, o pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) participa de uma coletiva para oficializar a pré-candidatura ao Senado do vice-governador João Leão (PP), que acaba de romper com o PT.
O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido), enfrenta uma grande “operação das autoridades amazonenses” para que nenhum partido lhe dê legenda para disputar as eleições de outubro. Só que promete anunciar até sexta-feira a sua candidatura e o partido pelo qual disputará o governo do Amazonas.
Enquanto líderes do MDB, PSDB e União Brasil falam em escolher um candidato único para as eleições de outubro, em Goiás não é bem assim. Tanto que MDB e União Brasil estão na chapa majoritária para a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Só que não existe qualquer possibilidade de se aceitar o PSDB, do ex-governador Marconi Perillo.
Carlos Honorato [email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.