
Economia$Capital
Fiscalização fraca e o trabalho informal
Enquanto a taxa de ocupação da população brasileira bate recordes, a de assalariamento formal não se altera.
General ataca Bolsonaro Sempre que pode, o general Santos Cruz, que foi amigo de Bolsonaro quase 20 anos e demitido do governo em junho de 2019, faz seus ataques cirúrgicos ao seu comportamento. Após o presidente falar impropérios contra a imprensa em relação a compra de alimentos suspostamente superfaturados, o general disparou: é uma vergonha …
Sempre que pode, o general Santos Cruz, que foi amigo de Bolsonaro quase 20 anos e demitido do governo em junho de 2019, faz seus ataques cirúrgicos ao seu comportamento. Após o presidente falar impropérios contra a imprensa em relação a compra de alimentos suspostamente superfaturados, o general disparou: é uma vergonha nacional. Santos Cruz acredita que o presidente não tem “noção institucional” do cargo. Resumindo: não conhece nem respeita a liturgia da Presidência da República.
O governo de Jair Bolsonaro continua batendo recordes. Um estudo do Low Institute de Sydney (Austrália) classificou a gestão brasileira da pandemia como a pior do mundo. A estratégia usada pela Nova Zelândia foi considerada a melhor entre quase 100 países pesquisados.
Em meio a chamada “guerra das vacinas” alguns cientistas e políticos já defendem a quebra das patentes em defesa dos países mais pobres. O lema é “vacina para todos”.
Em baixa dentro do governo Bolsonaro já faz um tempo, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, poderá desembarcar como ministro da Secretaria Geral da Presidência. É uma arrumação para abrigar um nome do Republicanos, onde estão os filhos do presidente, Flávio e Carlos Bolsonaro. Nada mais é impossível no Brasil.
Uma boa notícia. Cinco campi do Instituto Federal de Brasília vão contar com Centros de Formação Tecnológica (CFT) nas unidades da Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Taguatinga. A medida faz parte de um esforço da senadora Leila Barros (PSB), candidatíssima ao GDF em 2022, juntamente com Israel Batista (PV) e Paula Belmonte (Cidadania). Os recursos são da ordem de R$ 10 milhões.
O deputado Robério Negreiros (PSD) aproveitou a quinta-feira (28), o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, para apresentar projeto de lei que cassa a inscrição no ICMS dos estabelecimentos que produzirem ou comercializarem produtos em cuja fabricação tenha condutas que configurem redução de pessoa a condição análoga à de escravo. O parlamentar lembra que é lamentável que em pleno Século XXI ainda tenhamos que nos deparar com situações como a do trabalho escravo”.
Quem gosta de exagerar na velocidade é bom ficar atento. Fiscalização de trânsito por pardais volta a ocorrer no DF. Tanto que o Detran já começou a substituir os aparelhos e 123 equipamentos foram distribuídos em vias urbanas.
Articulado, o ex-deputado federal Tadeu Filippelli, está bom um bom prestígio junto ao MDB nacional. Muito em função do trabalho que desenvolve a favor da candidatura de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara dos Deputados. A disputa não está nada fácil para o MDB.
Apesar do Carnaval já estar cancelado na maioria das cidades brasileiras, no DF se comenta que alguns blocos estariam dispostos a sair nos quatro dias de uma eventual folia. Espera-se o bom senso.
O vice-governador do DF, Paco Britto, continua intensificando as ações do comitê Todos Contra a Covid. Tanto que participou de uma ação na Rodoviária do Plano Piloto quando foram distribuídos mais de 5 mil kits com máscaras e álcool gel. Incansável no trabalho contra a pandemia, Paco Britto alerta que “a pandemia não acabou e que a sociedade precisa ajudar cumprindo os protocolos que ainda são a única forma de evitar o contágio pelo coronavírus”.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), criou um conselho político. A missão do tal conselho é assessorar o prefeito nas decisões difíceis. O problema básico é que político gosta de apenas ouvir, aceitar é outro departamento.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pode entrar para o Guinness Book – livro dos recordes – em breve. Salvo engano, Almeida é o prefeito que com menos de um mês no cargo já teve sua prisão pedida por irregularidades no processo de vacinação em Manaus. O hoje prefeito começou a viver no ambiente político nos anos 90 como motorista de uma secretária do hoje senador Eduardo Braga (MDB).
Carlos Honorato [email protected]
Enquanto a taxa de ocupação da população brasileira bate recordes, a de assalariamento formal não se altera.
A Academia Internacional de Cultura(AIC) promoveu a outorga do Troféu Mulher 2025, em uma recepção na Embaixada da Áustria
Quando não havia no cardápio do restaurante, líder da Legião Urbana pedia para a mãe fazer
O mês de março tem um significado muito especial para a família Benevides.