Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

20 de junho, 2022

Desafios de Bolsonaro Depois do ex-presidente Lula (PT) dar algumas derrapadas no começo da campanha e corrigir o curso, o mesmo não acontece com o […]

Ponto Final
O Presidente Jair Bolsonaro, durante evento de lancamento da Retomada do Turismo. Aliança nacional que, com segurança e responsabilidade, busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19 após a paralisação das atividades.

Desafios de Bolsonaro

Depois do ex-presidente Lula (PT) dar algumas derrapadas no começo da campanha e corrigir o curso, o mesmo não acontece com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O principal problema até o momento é com o próprio Bolsonaro que recusa alguns mandamentos básicos de uma campanha eleitoral. A forma de comunicação do presidente termina deixando-o falando apenas para o que se convencionou chamar de “bolha”. O principal desafio da comunicação é tenta mudar o discurso do presidente contra o sistema eleitoral. A leitura feita pela população é a de “um discurso de derrotado”.

Ciro e Tebet

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) continua empacado nas pesquisas da corrida presidencial. Já tem gente falando que a candidata Simone Tebet (MDB) pode começar a embaçar o retrovisor de Ciro. Só que a emedebista tem muitos problemas para resolver.

Lira ameaça

Dando cada vez mais demonstrações de fidelidade ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidene da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ameaça divulgar os ganhos e mordomias dos diretores da Petrobras.

Janaína alerta

A deputada estadual e candidata ao Senado por São Paulo, Janaina Paschoal (PRTB-SP), diz que não está vendo lógica no discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) contra a Petrobras. E alerta: “Se Bolsonaro não abrir o olho, vai cair na maior armadilha para sua permanência no Governo. Não é momento para CPI. Não é apropriado desmerecer patrimônio nacional. Vamos enfrentar o problema com responsabilidade”.

Em campanha

Apesar de adversários estarem divulgando que o ex-deputado Benício Tavares desistiu da campanha para deputado distrital, ele continua em campanha aguardando as próximas decisões jurídicas.

Em cartório

Parece que o senador Reguffe (UB) vai descer do muro e anunciar a sua candidatura ao GDF. Só que muita gente não acredita e espera que o anúncio seja registrado em cartório.

Mendanha e Mabel

O pré-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), recebeu o apoio do Republicanos. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia já conta com o entusiasmo do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG), o ex-emedebista e ex-deputado federal Sandro Mabel (Republicanos). Fala-se até em surpresas futuras.

Petrobras

Disparo certeiro do senador Omar Aziz (PSD-AM) sobre o atual troca-troca na Petrobras: “A gasolina subiu de novo. Trocar presidente da Petrobras como quem troca de roupa e mudanças tributárias improvisadas do Governo Federal são evidências de que o verdadeiro erro vem de quem está no comando”.

Demissão

O indigenista Bruno Pereira, assassinato junto com o jornalista Dom Phillips, foi exonerado da Funai na gestão do então ministro da Justiça, Sergio Moro. O erro do indigenista foi participar de uma operação que destruiu 60 balsas que faziam garimpo ilegal na Amazônia.

Desmonte

A impressão que se tem é que a Fundação Nacional do Índio (Funai) passa pela sua pior crise em função da política adotada pelo governo Jair Bolsonaro. Tudo ficou bem claro após o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari, Amazonas. Uma espécie de “desmonte” do órgão fica claro pela falta de ação em defesa dos indígenas.

Candidaturas

A possibilidade de candidaturas isoladas para o Senado entra na pauta do Tribunal Superior Eleitoral. A consulta foi feita pelo deputado Delegado Waldir (UB-GO).

 

Carlos Honorato
[email protected]