Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

24 de junho, 2022

Lula estável e Bolsonaro… Anova pesquisa da Datafolha mantém o favoritismo do candidato do PT, o ex-presidente Lula, que tem 23 pontos percentuais na frente […]

Ponto Final

Lula estável e Bolsonaro…

Anova pesquisa da Datafolha mantém o favoritismo do candidato do PT, o ex-presidente Lula, que tem 23 pontos percentuais na frente de Bolsonaro. Enquanto isso, o Centrão – sempre ele – faz todo tipo de pressão no presidente Jair Bolsonaro para aumentar “de qualquer maneira” o “balaio de bondades” em roca de possíveis votos na eleição de outubro. A estabilidade de Lula deixa a campanha bolsonarista apreensiva, pois não está havendo reação e o presidente está à beira de um ataque de nervosos.

Nem saber…

A ex-ministra da Agricultura e candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul, Teresa Cristina, não quer nem saber da história de ser vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL). Acredita-se que nem Bolsonaro tinha tal pretensão. Era só uma pressão do Centrão.

Ciro ajuda Bolsonaro

O som da “metralhadora giratória” do candidato do PDT, Ciro Gomes, contra o candidato petista Lula já agrada bolsonaristas. A tese é a de que os ataques desesperados de Ciro contra Lula terminam ajudando Jair Bolsonaro.

Em risco

A candidatura à reeleição do senador Davi Alcolumbre (UB-AP) – aquele que segurou a sabatina do hoje ministro do STF, André Mendonça, por mais de 100 dias – está correndo sério risco. Setores do União Brasil não gostaram do apoio declarado do senador ao candidato petista Lula no Amapá. Será que vão punir o senador?

Operação Tabajara

A falta de confiança da população nos políticos e no governo em relação a uma solução para a crise dos combustíveis já faz o cidadão comum brincar pelas redes sociais apelidando os movimentos do governo como uma grande Operação Tabajara. A falta de confiança no governo só cresce.

Progressistas

A eleição do ex-guerrilheiro Gustavo Petro como o novo presidente da Colômbia derrotando um direitista levou alguns analistas a apostarem em uma nova onda progressista na América Latina. Alguns analistas avaliam que uma possível vitória do ex-presidente Lula (PT) pode apressar novos ares.

“Show”

Com um presidente imobilizado pelo fracasso da política econômica de Paulo Guedes, o ex-posto Ipiranga, e o descontrole total dos preços dos combustíveis – a culpa é atribuída a Petrobras –, o Brasil caminha para as eleições totalmente capenga. Enquanto isso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um ex-integrante do baixo clero, comanda o “show” com “artistas” de cachês altos e baixo quilate político, sentado em mais de 150 pedidos de impeachment, garantido por um “corpo estranho” chamado orçamento secreto.

Só passou

Alguns ambientalistas dizem que o vice-presidente Hamilton Mourão não é “um profundo conhecedor” da Amazônia. Chegam a dizer que ele apenas passou pela região como militar. Nada mais.

Tristeza

Qual o futuro os nossos indígenas com o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai)? Paralelo a isso, o desmatamento só cresce na Amazônia.

Barbárie

A semana foi abalada por um “show” de barbárie do procurador municipal de Registro (SP), Demétrius Oliveira de Macedo – já está preso –, que espancou no local de trabalho a sua chefa, a procuradora Gabriela Samadello Monteiro de Barros. O Brasil tem visto coisas estranhas, não só no campo da política, mas também no lado do comportamento da pessoas.

 

Carlos Honorato
[email protected]