Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

29 de junho, 2022

Assédio agita governo Várias funcionárias da Caixa Econômica Federal estão denunciando o presidente Pedro Guimarães por assédio sexual. O caso já é visto como de […]

Ponto Final

Assédio agita governo

Várias funcionárias da Caixa Econômica Federal estão denunciando o presidente Pedro Guimarães por assédio sexual. O caso já é visto como de demissão. A chamada “ala ideológica” – apelido dado pela imprensa – é contra a demissão. Após a publicação do portal Metrópoles, a casa caiu. O assunto agita a campanha de Jair Bolsonaro, principalmente em função do baixo desempenho da candidatura presidencial junto ao eleitoral feminino. No fechamento da coluna, o nome escolhido para o lugar de Pedro Guimarães era o de Daniella Marques, que foi do Ministério da Economia e tem o apoio de Paulo Guedes. Ela tem a simpatia do Centrão.

PEC dos combustíveis

Por força do período eleitoral, o governo tentará transformar o pagamento do vale-gás mensal – atualmente é bimensal e zerar a fila do Auxílio Brasil até o final do ano. Segundo o Valor, a proposta pode fazer o custo subir de R$ 34,8 bilhões para R$ 38 bi e tudo estará na proposta de PEC dos Combustíveis em debate no Senado.

CPI do MEC

O chamado “governo sem corrupção” trabalha arduamente para barrar a CPI do MEC. Não está descartada a antecipação do pagamento do orçamento secreto para desencorajar alguns senadores a mudarem de ideia em relação ao escândalo do MEC.

Lucy x Hermeto

A deputada distrital Júlia Lucy (UB) depois de chamar o seu colega Daniel Donizet (PL) de “patético”, agora acusa os colegas de tomarem remédios controlados e chegaram embriagadas as dependências da Câmara Legislativa. O fato gerou um bate-boca com direito a dedo na cara do líder do governo Hermeto (MDB), que já levou o caso a corregedoria da casa.

Caiado forte

Observadores privilegiados da política goiana garantem que o ex-governador tucano Marconi Perillo não tem “chances reais” de uma vitória contra o governador Ronaldo Caiado (UB). Apesar de Marconi ter recebido uma “carta de alforria” do STF em relação das pendências jurídicas, Caiado hoje tem mais força e alianças confiáveis para uma disputa eleitoral.

Vitória

Integrantes do staff da campanha do senador Izalci Lucas (PSDB) garantem que a vitória contra a deputada Paula Belmonte (Cidadania) pelo comando da Federação Cidadania/PSDB é uma mera questão de tempo. Todos de “armas” em punho.

Recado

Pela rede social, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), manda um recado: “Tenho refletido sobre a importância desse momento, após ouvir tantas lideranças e populares, relatando o desmantelamento do nosso estado. A política é instrumento para mudar as vidas das pessoas”.

Pitiman cotado

O empresário e ex-de­putado federal Luiz Pitiman (Podemos-DF) é visto como um dos nomes cotados para ser o vice na possível chapa do senador Reguffe (UB) ao Buriti nas eleições de outubro. Pitiman presidiu a Novacap durante a gestão de José Roberto Arruda. Também foi Secretário de Obras no governo de Agnelo Queiroz. Por atritos terminou pedindo demissão. Chegou a disputar o governo do DF pelo PSDB em 2014, mas foi derrotado se afastando da política.

Data limite

Aliados do ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL), dizem que o próximo dia 10 de julho é uma espécie data limite para conseguir retomar a sua elegibilidade para as eleições de outubro. Só que o caminho de Arruda será uma vaga de deputado federal. Parece que Arruda decidiu não “atropelar” o destino.

Problema

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) depois de “falar muito” virou uma espécie de problemas para todos os lados na campanha eleitoral no DF.

 

Carlos Honorato
[email protected]