Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Carona perigosa? A vista como desnecessária carona do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no jatinho do empresário José Seripieri Júnior – fundador da operadora de planos de saúde Qualicorp – a COP27 (Egito) vai render muitas preocupações. Tanto que o deputado Sanderson (PL-RS) já pediu que o PGR Augusto Aras investigasse o caso. …
A vista como desnecessária carona do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no jatinho do empresário José Seripieri Júnior – fundador da operadora de planos de saúde Qualicorp – a COP27 (Egito) vai render muitas preocupações. Tanto que o deputado Sanderson (PL-RS) já pediu que o PGR Augusto Aras investigasse o caso. Em meio à polêmica, os mais apressados já lançam mão de episódios do passado como o sítio de Atibaia e o duplex do Guarujá para buscar elementos para atacar Lula.
Além dos inúmeros desafios que irá enfrentar a frente da Presidência da República, integrantes do PT em vários estados já começam a pensar nas eleições municipais de 2024 juntamente com o conjunto de partidos da aliança vitoriosa. Com a força bolsonarista na disputa, a previsão é a de que as eleições municipais serão muito disputadas e com repercussão nacional nas principais capitais.
Depois da derrota nas urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se recolheu e está vivendo recluso no Palácio da Alvorada. Enquanto isso, os bolsonaristas fazem atos defendendo uma intervenção militar e recusando o resultado das eleições. Em meio ao silêncio presidencial, não faltam versões de que o presidente estaria preparando uma “reação definitiva”.
Já está preocupando muito as autoridades e até muitos políticos os protestos dos bolsonaristas por mais de 12 capitais brasileiras. Alguns políticos da oposição acreditam que o presidente Jair Bolsonaro estaria usando alguns canais de comunicação exclusivos para controlar a movimentação. Já outros acham que Bolsonaro está “deixando o tempo passar”.
Está sendo visto como uma “bomba” um relatório prometido pelo TCU ao vice-presidente Geraldo Alckmin em que enumera 29 áreas do governo de Jair Bolsonaro (PL) que estariam sujeitas a fraudes e outras irregularidades. Dependendo do conteúdo, o relatório pode ser mais uma fonte de preocupação para o novo governo.
Reeleita com 214.733 votos, mais que dobro dos recebidos em 2018, a deputada bolsonarista Bia Kicis poderá assumir a presidência do PL-DF no lugar da deputada Flávia Arruda, derrotada na disputa por uma vaga ao Senado pela ex-ministra Damares Alves. Dirigentes do partido negam as mudanças e atribuem tudo a “fofocas”.
Em tempo de transição de governo, a presidente do Instituto Airton Senna, Viviane Senna, fez uma boa lembra ao Valor: “Todos os países que deram certo priorizaram a educação básica. Estamos atrasados na lição, mas dá tempo”.
Pela rede social do senador Renan Calheiros (MDB-AL) diz que “gestos são sagrados na política” e alerta: “Aliança com o Centrão apavora porque sinaliza descompromisso na política fiscal, imprevisibilidade e vai na contramão das urnas”.
Limpando as gavetas, o antes amável vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão garante que não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido do MPF para o afastamento do diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, pode render mais problemas para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Alguns bolsonaristas acreditam que no “afã de agradar o presidente o chefe da PRF teria exagerado”.
Aliados de dentro e fora do PL já começam a duvidar da permanência do presidente Jair Bolsonaro dentro do partido. Vivendo uma nova realidade 34 anos depois e independente do que possa acontecer, Bolsonaro pretende viajar pelo Brasil já pensando nas eleições municipais de 2024, mas de olho na eleição presidencial de 2026.
Carlos Honorato
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.