COLUNAS
Ponto Final
21 de junho, 2024 / Por: Carlos HonoratoLegislação única
Depois de 15 anos, o grande vencedor com o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), aprovado pela Câmara Legislativa do DF com 18 votos favoráveis e seis contrários, é o governador Ibaneis Rocha (MDB).
O motivo é bem simples: a base de sustentação. Pela rede X, o governador comemorou dizendo que “nosso governo é marcado por grandes feitos”. Lembra que “finalmente teremos uma única legislação sobre preservação, uso e ocupação do solo. Com ela, teremos diretrizes para o desenvolvimento sustentável e modernização da nossa área tombada. Essa legislação e um marco de modernidade para o DF”. Ibaneis Rocha arremata dizendo que “estamos empenhados em desenvolver cada vez mais nossa cidade, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população”.
Inconstitucional
A proposta do “confuso” deputado Sóstenes Cavalcante de transformar aborto em homicídio deverá repousar em alguma gaveta do parlamento. Caso a proposta – vista como uma “aberração” – seja aprovada deverá terminar ganhando o carimbo de inconstitucional pelo STF. Só para lembrar, a OAB já avaliou o projeto como algo inconstitucional.
Sozinho
Parlamentares da oposição acreditam que a decisão do Banco Central de manter os juros altos deixou o presidente Lula “falando sozinho”. Aliás, os palpites do presidente na área econômica só têm piorado situações pontuais. Já está na hora de se mudar o script para que as coisas não piorem ainda mais.
Diárias
Depois de denúncia feita pelo Estadão, auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) estão pedindo a suspensão do pagamento de diárias de deslocamento para juízes que residem em Brasília. O benefício é dado para deslocamento de juízes para outros estados e não dentro da cidade que residem. O benefício acrescenta R$ 10.653,50 ao salário dos juízes.
Favorito
Apesar de alguns sinais trocados emitidos pelo governo, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, continua favorito para ocupar o lugar do presidente do BC, Roberto Campos Neto. A pergunta do momento é: será que todas as alas PT estão apoiando Galípolo ou buscando uma outra alternativa?
Bancadas
O inelegível Jair Bolsonaro (PL) já estaria consciente de que não tem mais chances de disputar as eleições de 2026. O foco agora seria tentar montar bancadas poderosas na Câmara e no Senado para sonhar com alguma chance no futuro. O lema é desistir, nunca!
Vice
O ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Ricardo Mello Araújo, será anunciado hoje pelo governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o vice na chapa do prefeito de São Paul, Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição.
Balançando
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, não dá qualquer sinal e que deixará o governo por vontade própria. Indiciado pela PF por corrupção e desvio do dinheiro público, o ainda ministro faz de conta que nada é com ele. O presidente Lula ainda não tomou qualquer decisão sobre a situação.
Autistas
Defensor da inclusão e defesa dos direitos das pessoas com autismo, o deputado Robério Negreiros (PSD), promove no próximo dia 24, uma sessão solene n Câmara Legislativa em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista. “Além de um momento de celebração, será um chamado à ação, à conscientização e ao compromisso contínuo com a inclusão”, afirma Negreiros. O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, tem como objetivo principal promover a inclusão e o respeito às pessoas no espectro autista.
Voando alto
O trabalho de “formiguinha” do Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, para colocar Brasília na rota dos voos internacionais começa a dar frutos. Tanto que a revista Aero Magazine diz que o aeroporto de Brasília (BSB) fechou o ano de 2023 como o terceiro mais movimentado do Brasil em voos internacionais, destacando-se como um hub estratégico fora do eixo Rio-São Paulo. A revista ressalta que o aeroporto de Brasília já oferece voos direitos para Lisboa (TAP), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami e Orlando (Gol), Buenos Aires (Aerolineas Argentinas) e para Lima pela Latam.