COLUNAS
Ponto Final
18 de dezembro, 2020Bolsonaro no vale tudo Apesar do presidente Jair Bolsonaro dizer em alto e bom som que não está interferindo na eleição da Câmara, a prática […]
Bolsonaro no vale tudo
Apesar do presidente Jair Bolsonaro dizer em alto e bom som que não está interferindo na eleição da Câmara, a prática o contradiz. O que está acontecendo é um verdadeiro tom lá, dá cá para tentar eleger o deputado Arthur Lira, líder do Centrão e acusado pelo MP de integrar uma organização criminosa, para a presidência da Câmara. A ordem é vencer o atual presidente Rodrigo Maia, que tenta formar um grupo forte para derrotar Bolsonaro. No ataque, Maia diz que o governo Bolsonaro está distribuindo emendas e cargos a deputados em troca de apoio por Arthur Lira (PP-AL).
Apressado
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, é o que se pode chamar de “um apressado”. Em postagem em rede social ela diz que o presidente Jair Bolsonaro “ao liderar uma campanha contra vacinação está enterrando de vez sua reeleição”. E arremata: “E quando nossa democracia for plenamente restabelecida, acabará atrás das grades, como merecem os genocidas”.
Pessimismo
Muitos economistas não estão nada otimistas com 2021. Alguns revelam que o desemprego e o fim do auxílio emergencial devem levar mais brasileiros para a faixa de extrema pobreza em 2021.Segundo o economista Daniel Duque (Ibre-FGV), a pobreza extrema deve atingir uma taxa de 10 a 15%.
Fim do choro
O ex-senador e ex-presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, perdeu uma ação que movia contra o resultado da eleição da Confederação Nacional do Comércio, que elegeu Roberto Tadros. O Tribunal de Contas da União rejeitou por unanimidade o pedido de anulação das eleições. Só para lembrar, Adelmir perdeu a eleição por um placar elástico: 24 votos a 4.
Euforia
Ainda comemorando a vitória pela reeleição, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente garante que a casa votou “tudo, não deixamos de debater nenhuma matéria que fosse importante para a cidade, em especial as que dizem respeito à pandemia”. Em tal balanço, a CLDF votou mais de 800 proposições sendo que 330 projetos de lei foram aprovados e ainda economizou cerca de R$ 70 milhões do orçamento. Prudente também destacou a “independência da Casa”, um tema delicado.
Ação tucana
O PSDB-DF, que não tem representante na Câmara Legislativa, acionou o STF questionando a reeleição do deputado Rafael Prudente para a presidência da Câmara Legislativa. Políticos e advogados eleitorais acreditam que a taxa de sucesso da empreitada é próxima de zero.
Encontro
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), teve uma boa reunião com o vice-prefeito eleito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e com o coordenador da equipe de transição Daniel Vilela (MDB), filho do prefeito eleito da capital, Maguito Vilela (MDB). Uma gestão compartilhada de temas comuns entre a Prefeitura de Goiânia e o governo estadual tomou grande parte da conversa. Uma nova conversa será agendada para debater a questão do transporte coletivo.
Iris quer vacina
Ao contrário de Bolsonaro, que não pretende vacinar, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), garante: “quando chegar a vacina, quero ser o primeiro a vacinar”. A declaração de Iris foi dada durante a apresentação do balanço da gestão do prefeito, o que ele chamou de último compromisso em sua vida pública.
Briga política
Expulso do PSB, o deputado distrital José Gomes entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do DF pedindo o seu afastamento do partido por “justa causa”. O movimento do parlamentar visa continuar exercendo o seu mandato. Só que o PSB quer o mandato do parlamentar. A disputa vai durar um bom tempo.
Escolas
Pesquisa Datafolha mostra de forma clara que a maioria da população defende o fechamento de escolas como maneira de conter o avanço da covid-19. Nem mesmo o percentual da 66% serve para convencer os proprietários de estabelecimentos de ensino, cuja maioria caminha para falência em função da pandemia.
Carlos Honorato [email protected]