Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

22 de março, 2021

Novo golpe? Alguns setores do PT já falam em ensaio de um “novo golpe” a pesquisa Datafolha em que 57% dos entrevistados classificam como justa […]

Ponto Final

Novo golpe?

Alguns setores do PT já falam em ensaio de um “novo golpe” a pesquisa Datafolha em que 57% dos entrevistados classificam como justa a condenação do ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá. Já o ministro Edson Fachin (STF), que anulou as decisões da Operação Lava Jato envolvendo Lula, agiu mal na visão de 51% dos pesquisados.  Já a aprovação do trabalho do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato caiu de 65% para 45% em cinco anos. O curioso é que ninguém reclama quando a pesquisa é a favor.

 

Vacinação

Algumas cientistas viram com reservas, mas outros gostaram da mudança. É que o Ministério da Saúde liberou o uso das doses armazenadas para a segunda dose da vacinação. Assim, as vacinas estocadas deverão ser usadas como como primeira dose para mais pessoas. A possível regularização da produção de vacinas contribuiu para a alteração.

 

Novo trabalho

Amigo pessoal do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o presidente Jair Bolsonaro estaria procurando um novo cargo para colocar o amigo e que tivesse foro privilegiado. Tal explicação serve pra a demora da nomeação do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também precisaria se desligar de duas clínicas na Paraíba.

 

Lockdown

Os bolsonaristas dão sinais claros de que a atual situação do país pouco importa e continuam promovendo aglomeração e condenando as medidas de isolamento social, tipo lockdown decretado em alguns estados do Brasil. Fica a pergunta: qual a solução para evitar mais de 2 mil mortes por dia?

 

Fake news

Parte dos 410 mil indígenas adultos que vivem em aldeias do Brasil e são do chamado grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19 estão sendo bombardeados por fake news contra a vacina. A denúncia é da BBC Brasil e precisa de uma ação do governo em defesa dos indígenas.

 

Indenização

Os profissionais de saúde quem enfrentam a pandemia diariamente tiveram uma vitória. É que o Senado corrigiu um erro do presidente Jair Bolsonaro que havia vetado a concessão de indenização aos profissionais incapacitados para o trabalho pela Covid-19.

 

Missão difícil

De centro e fisiológico e com 123.576 filiados no Brasil, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) tem novo presidente no DF. Trata-se do empresário Virgílio Neto, que será candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Ambicioso, Neto sonha em eleger dois deputados federais e uma senadora. Pelo quadro político atual no DF trata-se de uma missão difícil.

 

Sacanagem

Durante uma sessão virtual da Câmara Legislativa, o deputado Chico Vigilante, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, informou que o preço do litro da gasolina já é vendido por absurdos R$ 6,20. Esse valor é encontrado em alguns postos do DF. O deputado questiona: “Isso é ou não é roubo, safadeza, sacanagem? ”. O preço já deve ter aumentado…

 

Licitação

No próximo dia 22 de abril, às 10 horas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) abre as propostas do Edital de Licitação para a duplicação da DF-250. O valor da obra está estimado em R$ 16,3 milhões e integra o pacote de melhorias que o GDF promove na região do Paranoá.

 

Chapa imbatível

Não tem nada decidido, mas o que se fala em Goiás é que a possível chapa imbatível para 2022 seria Ronaldo Caiado (DEM), candidato à reeleição, e Daniel Viela (MDB) como vice. Já para o Senado o candidato seria ex-ministro Henrique Meirelles, que aceitou o convide do PSD. Setores do MDB fazem cara feia, mas é melhor do que nada.

 

Carlos Honorato
[email protected]