Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

26 de julho, 2021

Federal, uma disputa difícil As eleições de 2022 no DF terão várias estrelas da política local disputando uma vaga de deputado federal. Pelo andar da […]

Ponto Final

Federal, uma disputa difícil

As eleições de 2022 no DF terão várias estrelas da política local disputando uma vaga de deputado federal. Pelo andar da carruagem já estão na fila os ex-governadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Rogério Rosso (PSD-DF), juntamente com o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF). Há quem diga que os dois levam ampla vantagem sobre os demais postulantes. Mesmo assim, vários outros possíveis candidatos estão avaliando o quadro político para fazerem a opção para federal ou distrital. A disputa promete ser muito difícil.

Bolsonaristas

Todo o trabalho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais para as eleições de 2022 já está sendo organizado pelo filho, Carlos Bolsonaro. A ideia é reorganizar o “bolsonarismo” em torno de uma linguagem única e sem risco dos fake news do passado.

Acareação

A CPI da Covid tem uma missão complicada pela frente: fazer uma acareação entre dois coronéis da reserva do Exército. O encontro deverá ser entre o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, e o coronel da reserva Helcio Bruno, suspeito de intermediação em negociação de vacinas com o governo de Jair Bolsonaro.

Reforma política

Todo mundo sabe que as próximas eleições estão marcadas para 2 de outubro de 2022, apesar das ameaças de alguns incautos da não realização do pleito. O curioso é que as possíveis novas regras só deverão ser definidas no próximo mês de setembro na tal “reforma política”. Mais uma vez o tal Distritão está na pauta da Câmara. Só que o tema não entusiasma os partidos.

PP e PT

Aumentam as especulações de que o presidente Jair Bolsonaro poderia desembarcar no PP, de Ciro Nogueira (PP-PI). Só que o presidente não iria mandar no partido como desejou em outros que tentou entrar e não deu certo. O curioso é que na Bahia o PP é aliado do PT, do governador Rui Costa.

Pegadinha?

Abraham Weintraub

Pode parecer uma “pegadinha”, mas o polêmico ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode aparecer nas próximas eleições como candidato ao governo de São Paulo com apoio do presidente Jair Bolsonaro. Será que Weintraub vai deixar o “empregão” no Banco Mundial por uma aventura eleitoral. Falta só um partido.

Caso Joice

O caso das agressões sofridas pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) será investigado pela Polícia Civil do DF. Ela não levou o caso para a Polícia Federal temendo interferência do presidente Jair Bolsonaro. Classificado pela parlamentar como um “atentado”, o caso ainda tem muitas coisas nebulosas que só as investigações poderão ou não esclarecer.

Gasolina cara

Apesar da “fumaça” feita pelo presidente Jair Bolsonaro trocando o presidente da Petrobras e acenando para uma situação menos cara, a gasolina ficou 32,27% mais cara no DF em 2021. A constatação é do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do IBGE. E tem estados em que a gasolina é mais cara que no DF.

Iris e Caiado

Não é segredo em Goiás de que o candidato ao Senado dos sonhos do governador Ronaldo Caiado (DEM) é o ex-prefeito Iris Rezende (MDB-GO). Só que Iris tem dito a aliados que não quer atrapalhar as negociações do governador para a formação da chapa de 2022. Na verdade, a união Iris-Caiado tem um objetivo claro: manter o ex-governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, afastado da política goiana.

Novo boato

Como acontece em todas as eleições, o comentário em Goiás é de que a filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula, seria candidata ao Senado. Conversa fiada. Pessoas ligadas a família garantem que ela “não tem interesse”.

 

Carlos Honorato
[email protected]