
GDF abre inscrições para o 1º Hackathon de controle social
Inscrições vão até 30 de janeiro de 2026, podendo ser feitas individualmente ou em equipes de até três pessoas

Mais de 25 mil motoristas já emitiram o dístico; exigência passa a valer com sanções no próximo mês
Os motoristas que atuam no Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros por Aplicativo (Stip) no Distrito Federal intensificam a regularização para instalar o dístico com QR Code no veículo. A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) busca ampliar a segurança e a transparência do serviço oferecido aos passageiros.
Somente neste mês, cerca de 5 mil motoristas já providenciaram a impressão do código. Dados do sistema da Semob-DF indicam que mais de 25 mil QR codes já foram emitidos — cerca de 43% do total de aproximadamente 59 mil motoristas cadastrados. A adesão cresce a cada dia com a aproximação de eventos de grande porte, como o Verão R2 no parque Na Praia e o Carnaval.
“O QR Code facilita a checagem e protege tanto o passageiro quanto o motorista que trabalha corretamente”Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade
Até 23 de fevereiro, fim do prazo fixado na Portaria 340 da Semob-DF, a fiscalização segue com foco em orientar e permitir que os motoristas concluam a emissão e a instalação do dístico. Depois desse prazo, a exigência passa a ser cobrada com sanções administrativas, incluindo multa e possibilidade de remoção do veículo em caso de descumprimento.
O dístico deve ser fixado no para-brisa dianteiro do veículo, de forma que se possa fazer a leitura do código. Ao escanear o QR Code, o passageiro consegue consultar informações básicas de identificação e autorização do serviço. Para a fiscalização, o sistema permite acessar dados mais completos e atualizados, como o registro da autorização no momento da consulta, foto do condutor e informações relacionadas ao vínculo operacional, reforçando o controle contra irregularidades.
“A ideia é dar mais segurança para quem usa o transporte por aplicativo e, ao mesmo tempo, tornar a fiscalização mais eficiente”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. “O QR Code facilita a checagem e protege tanto o passageiro quanto o motorista que trabalha corretamente.”
A emissão do dístico não gera nenhuma taxa ao motorista: basta acessar a página, baixar o código e imprimir. O QR Code é vinculado ao motorista e ao veículo, mas pode ser removido ou coberto quando o carro não estiver em operação.
Para apoiar quem ainda encontra dificuldades para a emissão do documento, a Semob-DF mantém atendimento presencial e canais oficiais de suporte. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3020-1241 e (61) 3020-1238.
Os motoristas também podem acessar o Manual de Emissão do Dístico Stip, onde se ncontram todas as orientações para emissão e uso do código.
*Com informações da Semob-DF

Inscrições vão até 30 de janeiro de 2026, podendo ser feitas individualmente ou em equipes de até três pessoas

Entre as oportunidades, o melhor salário do dia é de R$ 3.285 para o cargo de mecânico de refrigeração e climatização, na zona industrial do Guará

Interdições ocorrerão das 9h às 12h

Acompanhada pela governadora em exercício Celina Leão, ação reuniu saúde, cidadania, assistência social e regularização de documentos no Centcoop-DF
