
País tem 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Estão em investigação 50 registros e nove óbitos

PL de Júlia Lucy estabelece que as salas de apoio à amamentação e convivência familiar deverão ser instaladas em área apropriada da instituição de ensino, com os equipamentos e assistência adequada Em reunião extraordinária remota, nesta terça-feira (10), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou o PL 1747/2021, que institui …
Continue reading “Programa que favorece amamentação em creches e escolas é aprovado pela CEOF”
PL de Júlia Lucy estabelece que as salas de apoio à amamentação e convivência familiar deverão ser instaladas em área apropriada da instituição de ensino, com os equipamentos e assistência adequada
Em reunião extraordinária remota, nesta terça-feira (10), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou o PL 1747/2021, que institui o programa Mamãe na Escola. De acordo com a autora da proposta, Júlia Lucy (Novo), o objetivo é apoiar a amamentação infantil com a reserva de espaço adequado nas unidades de ensino. Além de promover a convivência familiar e a alimentação adequada das crianças, a expectativa da distrital é contribuir no combate à evasão escolar de pais e mães adolescentes.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Também são objetivos do PL a “construção de um Distrito Federal com mais oportunidades” e “a garantia de uma educação para o futuro”. De acordo com Júlia Lucy, o projeto “busca introduzir nova tática e política pública que visem garantir o direito à educação, bem como oferecer soluções inovadoras para o problema da evasão escolar nas escolas públicas do DF”. O texto estabelece que as salas de apoio à amamentação e convivência familiar deverão ser instaladas em área apropriada da instituição de ensino, com os equipamentos e assistência adequada, seguindo as normas da Anvisa.
A CEOF também aprovou o PL 5013/2019, que altera a Lei 6023/2017 ao estabelecer que os cheques de pagamento dos recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) sejam nominativos e contenham obrigatoriamente a expressão “não à ordem”. De acordo com o autor, Rafael Prudente (MDB), o objetivo é “evitar eventuais desvios, inclusive de finalidade, assegurando que o cheque será pago apenas ao beneficiário indicado no processo de aquisição”.
Na forma do substitutivo, foi aprovado o PL 1591/2017, que prevê a doação de equipamentos de proteção individual para ciclistas, bicicletas e peças abandonadas ou apreendidas não reivindicadas por seus proprietários. Foi retirado do projeto inicial, de autoria do ex-distrital Bispo Renato, a criação do Dia do Ciclista, por existir lei com o mesmo teor. “O presente substitutivo aperfeiçoou a redação original e retirou artigos que a tornava prejudicada”, explicou o relator, Roosevelt Vilela (PSB).
Com conteúdo semelhantes, foi aprovado o PL 1328/2020, de Reginaldo Sardinha (Avante), que possibilita a doação de aparelhos de telefone móvel, tablets e computadores portáteis apreendidos pela Secretaria de Administração Penitenciária ou órgãos da Secretaria de Segurança Pública do DF a alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade.
De Fábio Félix (Psol), foi aprovado o 1708/2021, que reforça as ações educacionais, informativas e organizativas sobre as doenças renais crônicas na Lei 4.776/2012, que institui a Semana de Prevenção da Doença Renal Crônica. Entre outros pontos, o projeto determina a “realização de procedimentos úteis para a detecção da doença e de atividades de conscientização e orientação sobre prevenção e tratamento, em locais de grande fluxo de pessoas, principalmente em Prontos-socorros, Hospitais Públicos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.
A CEOF ainda aprovou o PL 1287/2020, de José Gomes (PSB), que visa assegurar a inclusão digital como política de proteção aos idosos no DF, ao alterar a lei que instituiu a Política Distrital do Idoso (3.822/2006).
Mario Espinheira – Agência CLDF

Estão em investigação 50 registros e nove óbitos

Lançamento nacional do programa ocorreu no Hemocentro do Distrito Federal

Incorporado ao SUS, Trastuzumabe Entansina representa avanço no cuidado de pacientes com tumores HER2 positivos

Secretaria de Saúde promoverá campanhas de vacinação durante o fim de semana; atendimento será diferenciado na segunda-feira, ponto facultativo do Dia do Servidor
