
Governo do DF reajusta valor do cheque moradia para R$ 16 mil
No Dia Nacional da Habitação, Governo do Distrito Federal (GDF) reajusta auxílio do programa Morar DF, usado por famílias para dar entrada na casa própria
PMs fantasiados presentearam crianças internadas e levaram alegria aos pacientes . O Papai Noel é um dos maiores símbolos do Natal. Além de levar presentes, ele também arranca sorrisos e carrega em sua figura a esperança de dias melhores ao coração de cada um. Na quarta-feira (20), o Bom Velhinho esteve presente no Hospital Regional …
Continue reading “Projeto Policial Noel visita alas da pediatria do Hospital de Santa Maria”
PMs fantasiados presentearam crianças internadas e levaram alegria aos pacientes
.
O Papai Noel é um dos maiores símbolos do Natal. Além de levar presentes, ele também arranca sorrisos e carrega em sua figura a esperança de dias melhores ao coração de cada um. Na quarta-feira (20), o Bom Velhinho esteve presente no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e fez a alegria nas alas de pediatria. A ação foi realizada pelo projeto Policial Noel.
.
Os pequenos pacientes foram presenteados. “Eu fiquei muito feliz de ganhar um presente de Natal aqui dentro do hospital, nunca imaginei ver o Papai Noel aqui”, afirmou Enzo Oliveira, 9 anos, que estava internado no pronto-socorro. A mãe dele, Daniele Santana, 30, destacou a alegria levada a todos.
O som de músicas natalinas e o famoso “ho-ho-ho” do Papai Noel foram ouvidos nos corredores do pronto-socorro e em toda a ala de internação da pediatria. A alegria foi vista não só no rosto dos pequenos pacientes, como também nos dos pais e dos profissionais de saúde.
.
De acordo com a chefe do Serviço de Psicologia do HRSM, Paola Palatucci Bello, essa ação é importante porque muitas crianças e suas famílias irão passar o Natal no hospital.
.
- “A criança tem a conexão com o Natal, que é um momento mágico, de união, de família, momento de celebrar”Paola Palatucci Bello, chefe do Serviço de Psicologia do HRSM
Paola Palatucci Bello, chefe do Serviço de Psicologia do HRSM
.
“Sabemos que o simbolismo do Papai Noel é algo muito significativo. Conseguimos ver que as crianças até esquecem um pouco naquele momento que estão hospitalizadas, que estão adoecidas. Quando trazemos o Papai Noel vemos a expressão mudar, a alegria, a felicidade. A criança tem a conexão com o Natal, que é um momento mágico, de união, de família, momento de celebrar”, explicou a psicóloga.
Emoção das mães
A mãe do pequeno João Lucas, 2, Alice Ribeiro, 37, ficou emocionada com a presença do Bom Velhinho. “Achei essa ação linda demais porque hospital geralmente é um lugar triste. Fico muito emocionada de ver o meu filho feliz mesmo estando internado”, avaliou. O garoto está internado por ter se intoxicado com medicamento.
.
Jaíne Leandro, 29, mamãe do pequeno Gabriel, de apenas 1 ano e 5 meses, disse que nem imaginava receber a visita do Papai Noel. “Eu acho muito importante porque traz conforto pra gente que está aqui dentro e alegra todo mundo”, afirmou.
.
Muito emocionada, Geny Dayane Freire, 34, agradeceu todos os presentes na ação. Desde outubro ela está acompanhando a internação do filho Jadson Gabriel, de 3 anos. O menino tem paralisia cerebral e, após um engasgo, teve que começar a fazer uso de traqueostomia. Por conta da complexidade de seu quadro clínico, ele não tem previsão de alta e segue internado na Unidade de Cuidado Prolongado em Pediatria (UCPPed).
.
“É muito ruim ver meu filho nesta situação e não poder fazer nada. Fico muito triste, porque antes deste engasgo ele tinha as limitações mas ficava em casa comigo e com os irmãos. Ver o Papai Noel aqui alegra meu coração, distrai um pouco a minha cabeça”, relatou emocionada.
Pedido especial
O paciente Eduardo Reis, 27, é portador da Síndrome de Prader Willi e por conta disso, tem atraso neurológico e idade equivalente à de uma criança. Ele tinha falado com a equipe de psicologia que o atende que seu sonho naquele dia era ver o Papai Noel. Ao ser abordado pela equipe, o bom velhinho realizou prontamente o pedido e foi visitá-lo.
.
Ele foi presenteado com um jogo e ficou extremamente feliz. “Estava muito triste de estar aqui internado. Que bom que consegui ver o Papai Noel, me deixou muito alegre. Eu te amo, Papai Noel”, agradeceu.
Projeto Policial Noel
O Papai Noel que visitou o HRSM é um dos 25 policiais militares voluntários que participam do projeto Policial Noel. Criado em 2014, o projeto tem o objetivo de levar alegria e palavras de carinho às crianças e pais internados nos hospitais da rede pública do DF. A ideia do projeto surgiu após um dos membros passar o Natal internado e sentir a angústia de estar hospitalizado numa data tão simbólica.
.
“São crianças que estão passando por um momento de dor e sofrimento e a melhor recompensa que temos é ver o sorriso e a felicidade no rosto de cada uma delas. Elas nem imaginam que o Papai Noel possa aparecer e são surpreendidas positivamente. Isso é muito bom, poder levar esperança”, afirmou o sargento Raul Sousa, que vestia a roupa do Bom Velhinho.
.
De acordo com a sargento Lêda, todos os brinquedos são oriundos de doações dos voluntários e de amigos, em sua maioria, policiais militares do Distrito Federal.
.
*Com informações do IgesDF
No Dia Nacional da Habitação, Governo do Distrito Federal (GDF) reajusta auxílio do programa Morar DF, usado por famílias para dar entrada na casa própria
Com psicólogas e advogadas à disposição, o núcleo da Administração Regional já acolheu 300 mulheres em situação de vulnerabilidade desde junho de 2024, fortalecendo a política de proteção do Distrito Federal
Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Senac, projeto Enfrente vai atender 30 jovens e famílias do Gama com educação e empregabilidade
Entre os serviços disponíveis estarão a emissão de documentos e atualização da carteira de vacinação