
DF reforça combate à violência contra crianças e adolescentes na Operação Caminhos Seguros
Blitz educativas, palestras nas escolas e ações integradas serão realizadas nesta quinta-feira (15)
A iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania proporcionou uma manhã dedicada ao autocuidado, com palestras, sorteio de prêmios, espaço de maquiagem e café da manhã especial
O projeto 60+, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), promoveu um encontro especial na terça-feira (13). Cerca de 120 participantes dos núcleos de Sobradinho, Planaltina e Fercal reuniram-se na Paróquia São José Esposo de Maria, em Sobradinho II, para uma manhã dedicada ao aprendizado, ao cuidado e ações de valorização da maturidade.
O evento destacou a importância do autocuidado, da saúde e do bem-estar durante a maturidade, incentivando reflexões sobre o envelhecimento com dignidade. A programação incluiu palestras sobre saúde mental e física, orientações para prevenir infecções urinárias, sorteio de prêmios, dicas de maquiagem e um café da manhã especial.
Os participantes assistiram a uma palestra com o psicólogo João Bezerra, especialista em logoterapia e saúde familiar, do Instituto Viva Mulher Direitos e Cidadania. Ele abordou a importância de cultivar a saúde mental e manter-se fisicamente ativo para um envelhecimento saudável. “Envelhecer é um processo natural que deve ser encarado com otimismo”, lembrou. “O autocuidado é um gesto de amor que precisamos cultivar diariamente”, ressaltou, incentivando o público a adotar hábitos saudáveis”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, também compartilhou uma reflexão sobre a relevância do amor próprio: “Não adianta investirmos em projetos que promovem alegria e transformação social se não começarmos pela transformação pessoal. Muitas vezes, estamos tão presos à rotina — trabalho, cuidados com os filhos e obrigações — que negligenciamos nossos próprios sentimentos. Precisamos aprender a lidar com o que nos aflige, para realmente cuidarmos de nós mesmas”.
Jussileide Lopes da Silva, 59, do núcleo de Sobradinho, aproveitou o momento de maquiagem para falar sobre sua participação no projeto: “O Viver 60+ nos ajuda a despertar coisas boas que estavam adormecidas. Faço zumba, reencontro minhas amigas e me divirto. O evento de hoje foi maravilhoso; depois das palestras e da maquiagem, me sinto renovada e cheia de alegria”.
Integrante da unidade da Fercal, Neuza Augusto de Oliveira, 72, também se manifestou sobre a importância do projeto no combate à depressão: “Eu danço de segunda a segunda, faço minhas ginásticas, participo dos eventos e estou aqui vivendo o 60+, graças a Deus. O autocuidado vai além do físico; ele envolve também emoções e sentimentos. É essencial que todas nós nos sintamos valorizadas e reconhecidas”.
Raimunda Benta de Almeida, 66, integrante do núcleo de Planaltina, também celebrou o impacto positivo do projeto: “Estou muito feliz porque é uma atividade voltada para nós, que já estamos nessa idade. Este projeto é maravilhoso, é uma alegria estar aqui. As palestras me ajudaram a entender melhor a importância de cuidar tanto da saúde mental quanto da saúde física”.
O Viver 60+ é voltado para o bem-estar e a inclusão das pessoas idosas, promovendo ações que incentivam a socialização, a prática de atividades físicas, o lazer, a cultura e o envelhecimento ativo. Atualmente, cerca de mil idosos participam da iniciativa.
O programa oferece atividades como passeios culturais, práticas esportivas, dança, oficinas de tecnologia, cursos e eventos de integração. O projeto já beneficia diretamente idosos de diversas regiões, incluindo Água Quente, Ceilândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, Sol Nascente e Taguatinga.
*Com informações da Sejus-DF
Blitz educativas, palestras nas escolas e ações integradas serão realizadas nesta quinta-feira (15)
Abordagem está prevista para passar por 15 pontos da cidade
Fornecimento de energia será temporariamente suspenso por questões de segurança, das 10h às 16h
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro de Sobradinho