
Gourmet Brasília
PIMENTA-DO-REINO TEMPERO INFALÍVEL
Iguaria indiana que se espalhou pelo mundo fez do Brasil um de seus maiores exportadores
> Selo Candango Best-seller de não ficção, Rodrigo Alvarez lança novo livro no DF Na próxima terça-feira (16), o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez (foto) lança em Brasília seu novo livro “O Candidato”. Best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, Alvarez estará na Livraria Leitura, do ParkShopping, a partir das 19h, para autografar …
> Selo Candango
Na próxima terça-feira (16), o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez (foto) lança em Brasília seu novo livro “O Candidato”. Best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, Alvarez estará na Livraria Leitura, do ParkShopping, a partir das 19h, para autografar a obra publicada pela Citadel Editora. Em “O Candidato”, Alvarez apresenta uma crítica poderosa sobre o momento político atual e uma mensagem de esperança para o país. Seus personagens viscerais e autênticos fazem rir e chorar com a mesma intensidade.
Lançada pela Citadel Editora, a obra presta homenagem a grandes nomes das artes e jornalistas comprometidos com a democracia e outras personalidades que representam “o melhor do Brasil”.
O evento, gratuito e aberto ao público, representa a oportunidade de conhecer Alvarez de perto e ainda garantir uma cópia autografada do livro.
SERVIÇO: O que: Noite de autógrafos do livro “O Candidato” de Rodrigo Alvarez | Quando: 16/08 (terça), às 19h | Onde: Livraria Leitura Park Shopping – SAI/SO Área 6580, Guará, Brasília/DF | Quanto: Entrada gratuita.
___________
> na lata
Uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Opinião, no mês em que se comemora o dia do advogado, por encomenda do advogado tributarista Jacques Veloso (foto), da Veloso de Melo Advogados – um dos maiores escritórios da área em Brasília -, mapeou a realidade do profissional de advocacia no Distrito Federal, nas fases de pandemia e pós-pandemia. Veloso conversou com a coluna para trazer as principais descobertas do levantamento. Confira:
Qual o objetivo desta pesquisa?
A ideia foi traçar o perfil dos escritórios e dos advogados que atuam no DF, com todos os desafios impostos pela maior crise sanitária dos últimos tempos. Ouvindo 300 entrevistados brasilienses, o levantamento trouxe informações sobre o perfil do advogado que atua no DF; faixa de renda em nível local; áreas do Direito com maior demanda no DF; e principais desafios encontrados nos períodos de pandemia e, agora, de pós-pandemia.
Por que estas informações são tão relevantes?
Olhar para estes dados, de forma panorâmica, permite ao mercado entender os pontos de acerto e de atenção para programar o futuro. Alguns dados da pesquisa apontam para caminhos díspares do que entendemos ser o ideal. Mas também sinaliza grandes oportunidades, sobretudo, para quem está começando na carreira.
Quais as principais descobertas da pesquisa?
Entre os principais dados apurados estão: 69% afirmaram atuar como advogados no âmbito do DF; 25% exercem outras ocupações profissionais (são servidores públicos ou estão aposentados); 73% atuam na área cível; e 75% atuam de forma autônoma. Outro apontamento que chama a atenção diz respeito ao exercício da profissão. Dos que não atuam mais como advogados, 45,3% declararam ter mudado de atividade profissional; 19,8% tornou-se servidor público; 16,3% se aposentaram; 7% atualmente tem foco em estudos e concurso público; 3,5% mudaram por motivos de ordem pessoal; e 3,5% não se interessam mais pela profissão. De acordo com o levantamento, 57,6% dos profissionais atuantes no mercado são do sexo masculino; e a maioria (21%) está na faixa de 31 a 35 anos. Quarenta e três por cento dos entrevistados têm entre seis e dez anos de carreira; e a maioria tem especialização nas áreas cível (42,9%), penal (21,7%) e trabalhista (13,6%). Já a renda pessoal mensal de 22,4% gira em torno de R$ 14 mil, mas 32,10% ganham abaixo do piso de R$ 5.194,35, estabelecido pela OAB no DF. Também chama a atenção no levantamento o número de advogados por escritório: 39,7 %, portanto a maioria, tem entre três e cinco profissionais, enquanto 20,6% têm até 2 advogados por escritório.
___________
IN
Imperdível a exposição imersiva “Beyond Van Gogh”, que estreou em Brasília, no dia 4 de agosto e segue até 30 de outubro, no estacionamento do ParkShopping. Depois de impressionar e encantar o público em diversos países do mundo e ser vista por mais de 10 milhões de pessoas, o evento é, realmente, impressionante. Os ingressos estão disponíveis no site www.vangoghbrasil.com.br.
OUT
A poda das árvores no centro da cidade – especialmente na Asa Sul, tem sido implacável, em algumas quadras e comprometido a arborização da capital – um dos traços marcantes de Brasília.
___________
Comemoramos hoje, dia 12, o Dia Nacional dos Direitos Humanos. Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 24% da população. Deste total, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física – isto é, indivíduos que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.”
Ester Pacheco, presidente da
Federação Nacional das
Associações Pestalozzi
(Fenapestalozzi).
___________
> ligeirinhas
A Só Reparos fechou parceria com a Choque Design para desenvolver o projeto do seu espaço na CasaCor Brasília (foto). Liderada por três sócios, Marília Turíbio, Dimitri Lociks e Simone Turíbio, o escritório de Arquitetura promete desenvolver um projeto intimista, no espaço de 290m² de área interna e externa adquirido pela Só Reparos. Com inspiração no conceito Farm House, o projeto terá uma estética rústica inspirada no aconchego da vida no campo e na natureza. Na edição em que completa 30 anos, a CasaCor Brasília 2022 terá como tema “Infinito Particular” e será realizada na Arena BRB Mané Garrincha. A mostra está prevista para ocorrer de 3 de setembro a 2 de novembro de 2022.
___________
A Enel Distribuição Goiás e a Lume Produções Artísticas iniciaram o projeto Educanto, que leva musicalização para crianças e adolescentes de escolas em 21 cidades goianas. O projeto inclui o envio de material didático para as escolas com canções cuidadosamente selecionadas pela curadoria, no intuito de despertar nos participantes o interesse pela música e pelas letras. A coroação do trabalho se dá com um grande show da cantora Maria Eugênia, em que ela interage com os alunos utilizando o mesmo repertório.
___________
A construtora brasiliense Brasal Incorporações está investindo pesado em Goiânia. Nesse contexto, lançou o seu mais novo empreendimento residencial na cidade uma praça suspensa no 44º andar. O prédio, localizado na T-36, é próximo do Parque Vaca Brava e do Parque Areião, e privilegiado pelo acesso às principais vias da região e ampla oferta de serviços. O empreendimento denominado Platz 36 By Brasal tem uma torre com 47 pavimentos, plantas amplas com 144,14 m2 e 171,77 m2, além de penthouses com 318,12 m2.
Flávio Resende
[email protected]
Iguaria indiana que se espalhou pelo mundo fez do Brasil um de seus maiores exportadores
A inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que reunirá em um único local 14 zonas eleitorais, realizada na última quarta-feira, foi bastante prestigiada.
do escritório da Campelo Bezerra Advogados Associados
Dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE revelam uma intensificação no fluxo migratório de pessoas com ensino superior completo para o Distrito Federal.