Final de semana terá pancadas de chuva em grande parte do país
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 será composta por Rafael Prudente, Rodrigo Delmasso, Iolando Almeida, Robério Negreiros e Reginaldo Sardinha. Fernando Fernandes ocupará a Ouvidoria e o deputado Hermeto foi eleito para a Corregedoria Em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (15), o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal reelegeu os deputados Rafael Prudente …
Continue reading “Rafael Prudente é reeleito para a presidência da Câmara Legislativa”
Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 será composta por Rafael Prudente, Rodrigo Delmasso, Iolando Almeida, Robério Negreiros e Reginaldo Sardinha. Fernando Fernandes ocupará a Ouvidoria e o deputado Hermeto foi eleito para a Corregedoria
Em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (15), o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal reelegeu os deputados Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (Republicanos) para a presidência e vice-presidência da Casa no próximo biênio. Por 21 votos, eles foram reconduzidos aos cargos contra os dois votos na única chapa oponente, formada pelos deputados Reginaldo Veras (PDT) e Leandro Grass (Rede). Houve uma abstenção.
Além de Prudente e Delmasso, também foram reconduzidos para os cargos na Mesa Diretora os deputados Iolando Almeida (PSC), na Primeira Secretaria, e Robério Negreiros (PSD) na Segunda Secretaria. A novidade na composição será o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) na Terceira Secretaria. Como suplente do primeiro secretário foi eleito o deputado Jorge Vianna (Podemos); do segundo, deputado Agaciel Maia (PL) e do terceiro, deputado Hermeto (MDB).
Inédita na história da CLDF, a reeleição de integrantes da Mesa Diretora em um mesmo mandato foi aprovada no final de novembro do ano passado por meio de emenda à Lei Orgânica.
Independência
Rafael Prudente (MDB) agradeceu aos pares pela votação e lembrou que na eleição passada chegou à Presidência com 17 votos, e agora com cinco a mais. “Não serei o presidente de 21, mas de todos”, esclareceu. O presidente destacou as principais conquistas dos últimos dois anos, como o painel eletrônico, o sistema SEI, as placas fotovoltaicas, o programa Câmara Mais Perto de Você, a nomeação dos servidores aprovados no concurso e o novo Portal. Prudente frisou ainda a austeridade fiscal na condução na Casa, sem prejudicar a produtividade e os investimentos necessários. “Vamos devolver mais de R$ 130 milhões de reais aos cofres públicos nesse biênio”, informou. E completou elencando a independência do poder legislativo local nesse período, com o recorde de vetos derrubados.
Concorrente pela chapa oponente, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) destacou que a Constituição Federal tem como fundamento poderes independentes e harmônicos entre si. Segundo ele, sua candidatura se apresentou como uma alternativa ao modelo viciado, historicamente estabelecido. “Um poder legislativo independente não é apenas um sonho, mas algo viável e o que o povo do DF espera de nós”, afirmou. Do mesmo modo, o deputado Leandro Grass (Rede) alertou que a República foi concebida para que não houvesse concentração de poderes, num sistema de pesos e contrapesos para que se alcance o equilíbrio.
Em nome do PT, a deputada Arlete Sampaio (PT) esclareceu que o partido decidiu dialogar com a Mesa: “Queremos contribuir com pontos programáticos da Mesa Diretora, mas seguiremos em oposição ao governo”. Frisou a própria independência o deputado Fábio Felix (PSOL), ao lembrar que votou contrário ao processo de reeleição no ano passado. Também contrária à reeleição no ano passado, a deputada Júlia Lucy (Novo) defendeu que o momento econômico exige união e parceria. Por sua vez, o deputado Eduardo Pedrosa (PTC) explanou que, ao aventar sua candidatura, aprendeu bastante. Para o deputado Robério Negreiros, todos os envolvidos na eleição merecem parabéns, uma vez que não há perdedores nem vencedores.
Modernização
O vice-presidente Delmasso garantiu que os compromissos feitos para o fortalecimento da Casa serão cumpridos e agradeceu a confiança de todos, especialmente de Prudente pela carta-branca na condução da Vice. Ele relatou as ações implantadas no último biênio, especialmente no Fascal, fundo que fecha o ano com superávit de R$ 10 milhões, na informática e na comunicação, o que gerou a aprovação de 75% da população.
A capacidade de gestão de Delmasso à frente da Vice-Presidência foi exaltada por vários parlamentares, a exemplo dos deputados Júlia Lucy, Robério Negreiros e Martins Machado (Republicanos), que destacaram principalmente os avanços na área de tecnologia e modernização. “Delmasso está sendo reconduzido pela capacidade que demonstrou”, ratificou Hermeto. O deputado Chico Vigilante (PT) endossou a “capacidade administrativa” do vice-presidente, reconhecida mesmo por aqueles parlamentares que fazem oposição ao governo.
Ouvidoria e Corregedoria
O plenário ainda elegeu, por unanimidade, o deputado Fernando Fernandes (PROS) para a Ouvidoria e o deputado Hermeto (MDB) para a Corregedoria. A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Já à Ouvidoria cabe registrar as demandas da população e à Corregedoria zelar pelo decoro parlamentar, a ordem e a disciplina no âmbito da CLDF.
A eleição foi transmitida ao vivo pela TV Web CLDF e pelo Portal da Casa no Youtube. Logo mais, os integrantes das onze comissões permanentes vão eleger os presidentes dos colegiados para o biênio 2012-2022.
Franci Moraes
Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
Túneis do projeto somam 7,7 km de extensão, pouco mais da metade dos 14 km da principal via de ligação entre as duas asas do Plano Piloto; profundidade das estruturas varia de 6 a 22 metros, com diâmetro projetado para suportar grandes volumes de água
Medicamentos já eram oferecidos em hospitais e ambulatórios especializados e agora 14 UBSs começam a distribuir
Para saber se foi incluído no programa e a agência do BRB para pegar o cartão, o cidadão deve fazer consulta pelo site GDF Social