
SLU doa 25 contêineres para reforço da limpeza urbana no Cruzeiro
Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

As duas regiões administrativas estão entre as nove que receberão equipamento para descarte de resíduos volumosos As cidades do Recanto das Emas e Samambaia estão prestes a ganhar, cada uma, o seu primeiro papa-entulho e melhorar, assim, o descarte de resíduos nas regiões. Os dois equipamentos estão entre os 11 que o Governo do Distrito …
Continue reading “Recanto e Samambaia ganharão seus primeiros papa-entulhos”
As duas regiões administrativas estão entre as nove que receberão equipamento para descarte de resíduos volumosos
As cidades do Recanto das Emas e Samambaia estão prestes a ganhar, cada uma, o seu primeiro papa-entulho e melhorar, assim, o descarte de resíduos nas regiões. Os dois equipamentos estão entre os 11 que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai instalar este ano, em um investimento total de R$ 3,3 milhões (veja ao final a lista com os novos equipamentos).

Tecnicamente chamados de pontos de entrega voluntários (PEVs), esses espaços vão se espalhando pelo DF. Já são 12 em operação e até o meio do ano o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) somará 23 unidades. Situado ao lado da Administração Regional, o equipamento do Recanto já tem 40% de execução. O de Samambaia, por sua vez, já tem cerca de 30% e fica na QS 608, ao lado do campo de futebol sintético.

Ali na Quadra 608, um lixão clandestino recebe todo tipo de entulho há uma década. A administração regional cercou a área com pneus no início de 2020 e construiu uma quadra de esportes de areia para dificultar a vida dos “sujões”. Ainda se vê um pouco de lixo no terreno, que agora abrigará o novo papa-entulho. Segundo o morador da quadra Ednaldo Gomes, 58, a expectativa agora é por uma cidade mais limpa.
“Acho que agora as pessoas vão ter um pouquinho mais de consciência e jogar o lixo no lugar certo. Vai melhorar bastante”, acredita o senhor que, por sinal, é gari. “Temos duas placas aqui alertando que é proibido jogar entulho. Mas, já vi de tudo aqui: bicho morto, resto de obras, muito plástico e móveis velhos”, complementa.
Quando inaugurados, será possível descartar nos equipamentos restos de obra e de podas, móveis velhos, material reciclável e óleo de cozinha usado. O papa-entulho recebe, gratuitamente, até um metro cúbico de resíduo por cidadão diariamente. O descarte de material eletrônico não é permitido e deve ser feito em locais designados para isso, disponíveis em algumas administrações, por exemplo.
De acordo com o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, desde 2019 se discute a necessidade e onde poderia se instalar o papa-entulho na região administrativa. “Temos 160 mil moradores que serão beneficiados com uma ferramenta como essa. Ela vai contribuir com a limpeza, as questões sanitárias e proporcionar um ambiente melhor para todos”, pontua Dalvan.
Papa-entulhos ajudam a orientar a população para o descarte correto de material| Foto: Divulgação/SLU
O SLU tem mapeado cerca de 700 pontos críticos de descarte irregular na capital. Mensalmente, segundo o órgão, são retiradas mais de 50 mil toneladas de resíduos das ruas, o que, sem o funcionamento dos papa-entulhos, seria ainda maior. Para saber o endereço do papa-entulho mais perto de casa, acesse aqui.
De acordo com o técnico do SLU e responsável pela implantação dos pontos nas cidades, Guilherme de Almeida, o objetivo é alcançar 74 unidades em todo o DF. “O papa-entulho é voltado para o pequeno gerador de lixo. O cidadão que troca a pia de sua casa ou quebra um azulejo pode levar ao papa-entulho gratuitamente”, explica. “Mas, na realidade, chega todo tipo de material. Vale lembrar que o descarte correto de resíduos contribui não só para a limpeza, mas para evitar a proliferação de doenças”, finaliza Almeida.
Localização dos 11 papa-entulhos em construção:
– Sobradinho (2)
– São Sebastião (2)
– Gama
– Guará
– Paranoá
– Recanto das Emas
– Samambaia
– Santa Maria
– Sobradinho II

Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

Interessados em obter licença de trabalho eventual têm que fazer o cadastro nesta segunda-feira (29)

Liberação contempla os veículos classificados na espécie Especial registrados no Detran

Melhoria no atendimento ao cidadão, reforço na fiscalização tributária e a criação de uma política de saúde mental para os servidores estão entre os destaques
