
Dia de Finados: saiba como será o funcionamento dos serviços públicos do DF
Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

Programa de qualificação profissional alia capacitação técnica à recuperação de espaços públicos no DF
O segundo ciclo de 2025 do RenovaDF teve início nesta sexta-feira (9), reunindo 2.868 participantes em busca de qualificação profissional nas áreas da construção civil e manutenção urbana. Dentre os inscritos, destaca-se a expressiva participação feminina: 1.632 mulheres, representando aproximadamente 57% do total. Esse número evidencia a crescente presença das mulheres em setores tradicionalmente masculinos.
O RenovaDF é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). O programa oferece cursos práticos com carga horária de 240 horas ao longo de três meses, abrangendo áreas como alvenaria, pintura, jardinagem, serralheria, entre outras. Durante o curso, os alunos recebem uma bolsa mensal equivalente a um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
“A cada novo ciclo, o RenovaDF se consolida como um programa que transforma realidades. Ver tantas mulheres ocupando esse espaço, além da participação de um número expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade, reforça que estamos no caminho certo ao unir qualificação com inclusão social”, destaca o secretário da Sedet, Thales Mendes.
Além da formação técnica, os participantes contribuem para a recuperação de espaços públicos, como escolas, praças e quadras esportivas, promovendo melhorias nas comunidades locais.
“O RenovaDF é uma excelente oportunidade para quem busca se colocar no mercado de trabalho, especialmente, na construção civil, uma área em expansão e com demanda crescente por profissionais qualificados. Mais que isso, o programa se consolida como política pública de inclusão e desenvolvimento, aliando capacitação e cidadania no DF”, ressalta a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Com o início deste novo ciclo, o programa reafirma seu compromisso com a transformação de vidas por meio da educação profissional e da valorização do trabalho.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF)

Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

No evento também foi firmado termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e a Seção Judiciária do TRF1

Os condutores desses veículos precisam apresentar o CRLV-e 2025 quando abordados pela fiscalização de trânsito

Interdições ocorrem em vias da Asa Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios por causa de corridas, filmagens e show de rock
