
GDF intensifica ações de limpeza e manutenção em diversas regiões
Força-tarefa remove entulhos, limpa bocas de lobo e faz poda de vegetação; objetivo é reduzir impactos à população quando as chuvas voltarem
Programa de qualificação profissional alia capacitação técnica à recuperação de espaços públicos no DF
O segundo ciclo de 2025 do RenovaDF teve início nesta sexta-feira (9), reunindo 2.868 participantes em busca de qualificação profissional nas áreas da construção civil e manutenção urbana. Dentre os inscritos, destaca-se a expressiva participação feminina: 1.632 mulheres, representando aproximadamente 57% do total. Esse número evidencia a crescente presença das mulheres em setores tradicionalmente masculinos.
O RenovaDF é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). O programa oferece cursos práticos com carga horária de 240 horas ao longo de três meses, abrangendo áreas como alvenaria, pintura, jardinagem, serralheria, entre outras. Durante o curso, os alunos recebem uma bolsa mensal equivalente a um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
“A cada novo ciclo, o RenovaDF se consolida como um programa que transforma realidades. Ver tantas mulheres ocupando esse espaço, além da participação de um número expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade, reforça que estamos no caminho certo ao unir qualificação com inclusão social”, destaca o secretário da Sedet, Thales Mendes.
Além da formação técnica, os participantes contribuem para a recuperação de espaços públicos, como escolas, praças e quadras esportivas, promovendo melhorias nas comunidades locais.
“O RenovaDF é uma excelente oportunidade para quem busca se colocar no mercado de trabalho, especialmente, na construção civil, uma área em expansão e com demanda crescente por profissionais qualificados. Mais que isso, o programa se consolida como política pública de inclusão e desenvolvimento, aliando capacitação e cidadania no DF”, ressalta a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Com o início deste novo ciclo, o programa reafirma seu compromisso com a transformação de vidas por meio da educação profissional e da valorização do trabalho.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF)
Força-tarefa remove entulhos, limpa bocas de lobo e faz poda de vegetação; objetivo é reduzir impactos à população quando as chuvas voltarem
Área próxima à quadra 104 terá trânsito desviado por conta de obras com uso de guindaste
Ação, que faz parte da campanha anual de prevenção da raiva em cães e gatos, complementa o atendimento oferecido durante todo o ano nos postos fixos da rede pública
Dezessete centros de especialidades estão espalhados nas regiões para acolher e receber pessoas de forma humanizada; em quatro anos, foram mais de 74 mil atendimentos