Trecho que liga a L2 Norte à L2 Sul será interditado a partir de terça-feira (4)
Intervenção será necessária em razão da recuperação do pavimento rígido de concreto do trecho
Desde 2020, as estruturas inauguradas pelo GDF em diversas regiões administrativas oferecem mais praticidade aos moradores, que economizam tempo e dinheiro com novas rotas de transporte público
“É muito tranquilo, dá um acesso muito bom para o pessoal do Itapoã; posso sair um pouco mais tarde de casa e economizar”, ressalta ela, que também elogia a infraestrutura do local: “Tem a parte coberta para não pegar chuva e sempre vejo um segurança vigiando”.
50 mil, número de embarques diários na Rodoviária do Itapoã
A infraestrutura em mobilidade, ampliada neste GDF, é um dos investimentos que a Agência Brasília vai mostrar na série de reportagens Esta é a Nossa História, que levará o cidadão em uma viagem pelo Distrito Federal para conhecer como projetos do governo, a exemplo das novas rodoviárias espalhadas por diversas regiões administrativas, melhoraram a vida de pessoas e comunidades inteiras nestes últimos seis anos.
Com 27 linhas e 50 mil embarques diários, a Rodoviária do Itapoã reorganizou o transporte coletivo na região, reduzindo o tempo de deslocamento até o destino final e beneficiando mais de 30 mil moradores.
As novas rodoviárias inauguradas em vários pontos do Distrito Federal nos últimos anos transformaram o cotidiano de milhares de moradores das regiões atendidas, proporcionando mais conforto, segurança e pontualidade ao transporte público. É o caso da auxiliar de loja Liz Gabrielle Maia, 19 anos, que mora perto da nova rodoviária do Itapoã e a utiliza desde a inauguração. Antes tendo que ir ao Paranoá para pegar dois transportes até o local de trabalho no Lago Sul, agora ela paga apenas uma passagem, embarcando em um único ônibus para chegar ao destino.
Inaugurada em 2024 com investimento de R$ 5,6 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a estrutura dispõe de seis baias para embarque e desembarque de passageiros, seis vagas de estacionamento para ônibus, 36 vagas para veículos particulares, 20 vagas para motos, banheiros com acessibilidade, lanchonete, bicicletário e salas administrativas. Durante a construção, foram gerados cerca de 130 empregos, impulsionando a economia local.
Morando e trabalhando no Itapoã, o pedagogo Patrick Quadros, 30, também frequenta o novo espaço há algum tempo e fala da dificuldade que era antes do equipamento público: “Ficava mais longe; quando eu levava meus filhos para o posto de saúde, por exemplo, gastava uns dez minutos andando para chegar ao ponto. Nesse tempo de frio é ruim, ainda mais com a criança já doente”.
Patrick lembra que não apenas as rotas melhoraram, como houve um aumento no fluxo de transporte público, dando acesso a mais áreas da cidade: “A mudança de rotas trouxe um bom acesso tanto para a creche que tem aqui quanto para o fórum e as escolas lá de cima. A rodoviária deixou tudo mais acessível, com as opções de rotas mais alternativas e diferentes atendendo o público do Itapoã”.
O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, avalia que a inauguração foi um divisor de águas, proporcionando uma independência maior da cidade em relação à região administrativa do Paranoá. “A inauguração de uma rodoviária é muito importante para a comodidade da população e faz com que a cidade tenha cara de cidade”, aponta.
Leonilson Andrade, vigilante
“Em menos de dois anos, este GDF mudou a cara do Itapoã e está mudando; o que fez aqui em mobilidade foi uma coisa impressionante – não apenas com a rodoviária, mas com o viaduto e a duplicação da DF-001”, prossegue o gestor. “Existe uma visão ampla nesse setor, por meio da inauguração de viadutos, ciclovias, BRTs ou pelas ruas e avenidas sendo restauradas. E, no final de tudo isso, quem ganha é a comunidade.”
O vigilante Leonilson Andrade, 59, reforça a importância da proximidade que a nova rodoviária levou para as pessoas da região, que muitas vezes trabalham longe de casa: “A diferença é que agora elas pegam ônibus do lado da casa deles. Nossa população viveu por longos anos à espera dessa rodoviária, e ela foi recebida com muita alegria pelos moradores e usuários do transporte público. A comunidade está muito feliz com essa inauguração”.
Entre os benefícios que as novas rodoviárias proporcionaram, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) destaca a entrega de mais conforto aos usuários do transporte público, bem como aos rodoviários, garantindo locais limpos, com fácil acesso a banheiros e outras benfeitorias. “Essas condições agregam maior segurança a todos os usuários e garantem maior confiabilidade no sistema, uma vez que permite, que os horários previstos para as viagens sejam cumpridos com maior rigor”, observa o titular da pasta, Zeno Gonçalves.
Na Rodoviária de Sobradinho, inaugurada em 2020, são 22 linhas que registram uma média de 18 mil embarques diários, conectando os moradores a destinos dentro e fora do DF. Já a do Varjão, inaugurada em 2024 e com investimento total de R$ 1.897.980,38, trouxe maior regularidade às cinco linhas que operam no local, com 6.700 embarques diários, garantindo maior previsibilidade nas viagens e atendendo os 8,8 mil moradores.
Inaugurada em 2023, a Rodoviária do Sol Nascente, por sua vez, já atende cerca de 20 mil embarques diários em suas nove linhas. A estrutura, projetada com telhas termoacústicas, proporciona mais conforto térmico aos usuários.
E a Rodoviária de Santa Maria, com suas 11 linhas e 37 mil embarques por dia, funciona como ponto de integração com o BRT e linhas do semiurbano do Entorno do DF, ampliando as conexões para os moradores. Inaugurada em 2021, a estrutura beneficiou 120 mil pessoas e contou com investimento de R$ 4,8 milhões.
Intervenção será necessária em razão da recuperação do pavimento rígido de concreto do trecho
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