
Parceria entre o GDF e o consórcio Brasil Central gera economia de R$ 5 milhões
Modelo de aquisição conjunta garante redução média de 10,7% nos custos e amplia acesso a 92 medicamentos na rede pública do DF

Excesso de chuvas no Sul e seca no Norte atrasam plantio A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve ficar em 308,5 milhões de toneladas em 2024, segundo a primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção agrícola brasileira do ano que vem.Foto: CNA/ Wenderson Araujo/Trilux Caso se confirme, …
Continue reading “Safra em 2024 deve ser 2,8% menor que a deste ano, estima IBGE”
Excesso de chuvas no Sul e seca no Norte atrasam plantio
A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve ficar em 308,5 milhões de toneladas em 2024, segundo a primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção agrícola brasileira do ano que vem.
Foto: CNA/ Wenderson Araujo/Trilux
Caso se confirme, a safra deverá ser 2,8% inferior, ou 8,8 milhões de toneladas a menos, à estimada para este ano, de 317 milhões de toneladas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em outubro e também divulgado nesta quinta-feira (9) pelo IBGE.
A queda de 2023 para 2024 deverá ser puxada principalmente pelas lavouras da soja, com previsão de queda de 1,3%, ou menos 2 milhões de toneladas, e do milho, que deverá recuar 5,6%, ou menos 7,3 milhões de toneladas. Tanto a soja quanto o milho também deverão ter queda na área colhida, de 0,6% e 0,4% respectivamente.
“O excesso de chuvas na Região Sul e o tempo seco no Norte está atrasando o plantio da nova safra em algumas unidades da Federação, o que pode atrasar a colheita e, consequentemente, o plantio da segunda safra, trazendo maior insegurança climática para a mesma”, explica o pesquisador do IBGE Carlos Barradas.
Já a cultura do arroz deverá ter alta de 2,5% na produção, com aumento de 4,5% na área colhida.
Segundo o LSPA de outubro, com uma safra de 317 milhões de toneladas neste ano, a produção agrícola deverá ser recorde, com uma alta de 20,6% em relação ao ano anterior, com altas de produção nas lavouras de soja (27%) e milho (19,5%), mas queda no arroz (4%).
Edição: Fernando Fraga
Fonte: Agência Brasil

Modelo de aquisição conjunta garante redução média de 10,7% nos custos e amplia acesso a 92 medicamentos na rede pública do DF

No domingo, ônibus terão reforço de viagens para atender aos candidatos do Enem

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília desta quinta-feira (13)

Ele foi exonerado do cargo em abril, após fraudes serem descobertas
