Brasília Agora


CULTURA

Sarau Cultural da AABB Brasília está de volta com o tema Sambas-Enredo

13 de setembro, 2023

Escolas de samba do DF vão interpretar 13 composições famosas Está marcada para 19 de setembro, de 14h às 23h, na AABB Brasília, a 14ª […]

Sarau Cultural da AABB Brasília está de volta com o tema Sambas-Enredo
As escolas de samba Aruc e Acadêmicos da Asa Norte vão interpretar sambas de enredo de sete agremiações do Rio de Janeiro - foto: divulgação

Escolas de samba do DF vão interpretar 13 composições famosas

Está marcada para 19 de setembro, de 14h às 23h, na AABB Brasília, a 14ª edição do Sarau Cultural. Neste ano, o evento que traz o tema “Sambas-Enredo”, foi contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

Na programação, a partir das 14h, será realizada oficina de percussão, destinada às crianças e aos adolescentes do Programa AABB Comunidade – Educação para o Futuro e da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb). Além disso, será feita uma exposição de arte em cerâmica, e durante o evento, o artista plástico Arcanjo Jorge fará uma pintura em tela. A obra será apresentada no mesmo dia.

A partir das 20h, terá uma verdadeira Passarela do Samba. As Escolas do DF Acadêmicos da Asa Norte e a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) vão interpretar 13 sambas de enredo, de sete agremiações dos grupos de acesso e especial do Rio de Janeiro: Mangueira, Salgueiro, Portela, Paraíso do Tuiuti, Ilha do Governador, Vila Isabel e Império Serrano.

O presidente da Aruc, Rafael Fernandes, diz que o Sarau da AABB está valorizando a cultura brasileira. “Ficamos muito felizes pela escolha do tema. O enredo é como a espinha dorsal de uma escola, é através dele que é montada toda a estrutura de um desfile, fantasias, alegorias e composição do samba-enredo, que faz os integrantes e o público arrepiarem na avenida. Dia 19, será uma festa muito linda”.

Robson Farias de Souza, vice-presidente da Acadêmicos da Asa Norte, também está animado com o Sarau Cultural. “Chegou a hora de resgatar sambas-enredo antigos, que marcaram época. Vamos interpretar os sambas das escolas do Rio de Janeiro com muita alegria e paixão. Este evento vai ser um grande sucesso”.

Os participantes vão poder cantar juntos com os puxadores. Todos receberão um material impresso com as letras dos sambas-enredo. O Sarau será transmitido ao vivo no canal da TV FENABB, no YouTube.

Para o presidente da Federação Nacional das AABBs (FENABB), Gustavo Boeira, o Sarau Cultural Sambas-Enredo é de grande importância para despertar nas pessoas a curiosidade sobre várias manifestações artísticas, além de incentivar o gosto pela cultura brasileira. “Neste ano, o nosso Sarau foi contemplado com recursos do FAC, apresentamos o projeto e fomos aprovados, porque temos conteúdo para a mobilização cultural, esta é uma missão importante da Federação”, declara.

De acordo com Waldyr Peixoto, vice-presidente Social da AABB Brasília, esta edição marca a volta de um evento eclético, que sempre é realizado com um tema rico e de forte representatividade. “Os saraus da AABB Brasília têm um glamour especial e grande participação, inclusive de músicos brasilienses. Este reencontro é o primeiro na pós-pandemia e por isso, está sendo muito esperado pelos associados”.

O Sarau da AABB ganhou notoriedade no Distrito Federal, desde 2011, por alavancar a cultura e a arte de todos os tipos e vários temas, como “Luiz Gonzaga – 100 anos”, “Tributo à Mulher”, “Uma Noite na Boate Azul”, “Chico Buarque de Holanda 70 anos – Vai Passar”, “Vocais in Concert”, entre outros.

Serviço

Sarau Cultural Sambas-Enredo

Data: 19 de setembro (terça-feira).
Horário: 14h às 16h30 (oficinas) e 20h (Sarau Cultural Sambas-Enredo).
Local: Salão Principal da AABB Brasília (Trecho 2 Conjunto 17 20, St. de Clubes Esportivos Sul – Asa Sul).

Ingressos gratuitos e limitados – Disponíveis na plataforma do Sympla (www.sympla.com.br/evento/14-edicao-do-sarau-cultural-sambas-enredo/2097902), até 15 de setembro, + 1kg de alimento não perecível (no dia do evento).