Brasília Agora


DESTAQUE

Saúde: o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo

31 de dezembro, 2020

Unidades do Governo de Goiás que atendem urgência e emergência funcionarão em regime de plantão. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de […]

Saúde: o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo
Foto: Reprodução/Internet

Unidades do Governo de Goiás que atendem urgência e emergência funcionarão em regime de plantão. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Porangatu funcionarão todos os dias, sem interrupção da assistência

Os hospitais da rede pública estadual funcionam em regime de plantão neste feriado de Ano Novo (30 e 31). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizadoa normalmente nos setores de urgência e emergência, com a área administrativa atendendo em regime escalonado.
O principal problema na unidade de saúde é o desabastecimento de insumos e medicamentosFoto: Divulgação
Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.

Também na capital, o HGG e o Crer manterão normalmente os procedimentos e os atendimentos dos pacientes internados. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) retornará os serviços na segunda-feira, dia 4, assim como o ambulatório de consultas e a farmácia ambulatorial do HDT.

Ainda em Goiânia, o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente, para atendimento aos pacientes que residem no local, e o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) estará fechado durante todo o feriado. As atividades administrativas retornam na segunda-feira, 4.

Hospitais de Campanha

Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 do Governo de Goiás, não sofrerão alterações no atendimento durante o feriado. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Porangatu funcionarão todos os dias, sem interrupção da assistência.

Outros serviços

A Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori) não funcionará durante o feriado e retornará os atendimentos na segunda-feira, 4, das 7h às 19h, por meio do telefone 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus.

O Centro de Informação Toxicológica (CIT) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Hemocentro – Na quinta-feira, 31, haverá expediente no ambulatório e coleta, das 8h às 12h. Os setores de laboratório e de distribuição de hemocomponentes funcionarão normalmente, de forma ininterrupta. Os atendimentos retornarão na segunda-feira, 4.

Banco de Sangue do Hugol – Não fará captações no dia 1º de janeiro, retornando ao horário normal de funcionamento no sábado, 2, das 07h às 12h.

Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa – Não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na segunda-feira, 4.

Credeq Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia – O atendimento administrativo e ambulatorial se encerra no dia 30 de dezembro e retornam, a partir das 7 horas, no dia 4 de janeiro de 2021. O atendimento aos pacientes internados será realizado em regime de plantão.

Gerência de Transplantes de Goiás – Funcionará em regime de plantão para atender os casos de urgências para notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe de captação e viabilizarem a doação de órgãos é o 62 3201-6722.

Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) – Funcionará normalmente para o recebimento de amostras de exames, especialmente para Covid-19.

Comunicação Setorial da SES-GO