
Anunciadas pelo Banco Central, novas regras trazem mais segurança no uso do PIX
Não serão afetadas chaves Pix de pessoas que devem impostos
Lei que cria o dispositivo perderia validade em 31 de dezembro O Senado Federal aprovou na noite desta quinta-feira (9) projeto de lei (PL) 2.541/21, que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O texto segue para a sanção presidencial. Apesar de alguns senadores terem argumentado sobre …
Continue reading “Senado aprova nova prorrogação de desoneração para 17 setores”
Lei que cria o dispositivo perderia validade em 31 de dezembro
O Senado Federal aprovou na noite desta quinta-feira (9) projeto de lei (PL) 2.541/21, que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O texto segue para a sanção presidencial.
Apesar de alguns senadores terem argumentado sobre a inclusão de certas atividades empresariais, o PL não sofreu alterações. Caso houvesse algum acréscimo, o projeto retornaria para a Câmara para ser novamente apreciado. O relator, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), alegou que havia a necessidade de garantir a renovação antes do fim do ano. “Estamos diante da iniquidade temporal. O dia 31 de dezembro é o prazo fatal”, afirmou em plenário.
A desoneração aprovada engloba 17 setores, entre eles: comunicação, tecnologia da informação (TI), transportes coletivos urbanos rodoviários e metroviários, construção civil e têxtil e infraestrutura, fabricação de veículos e derivados e outros.
A desoneração de folha é uma forma de mudar a contribuição paga por empresas para incentivar o crescimento de setores e a geração de empregos. Ao invés da contribuição regular de 20% sobre a folha de salários, as empresas desoneradas pagam apenas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta gerada no ano. A estimativa do Ministério da Economia é que 6 milhões de empregos formais sejam preservados com a desoneração.
Durante a sessão, senadores argumentaram que as sucessivas prorrogações da lei de desoneração (lei 12.546 de 2011) são nocivas, já que não constituem uma regra permanente para os setores e comprometem o planejamento orçamentário das empresas.
Com as desonerações, a estimativa é que o governo deixe de arrecadar cerca de R$ 10 bilhões em 2021.
*Com informações da Agência Senado.
Fonte: Agência Brasil
Não serão afetadas chaves Pix de pessoas que devem impostos
Etapa é essencial para a operação integral do sistema, composto por 7,7 km de galerias subterrâneas, 291 bocas de lobo, 108 poços de visita e uma bacia de detenção
Iniciativa gratuita é promovida pela Biblioteca Escolar Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira, na SQS 108/308; lista de espera para novas vagas está aberta
Encontro reuniu especialistas para discutir a história ambiental e as regras para a atividade pesqueira no local